Como CSC ajuda na redução de custos?

Centrais de Serviços Compartilhados, também conhecidas como CSC, ajudam uma empresa a realizar as suas atividades e atendimentos indispensáveis para o funcionamento do negócio, seja para os seus funcionários ou, até mesmo, para os clientes finais. Por isso, ela é responsável por ajudar na redução de custos.

Ao entender como essa central funciona, os gestores poderão diminuir os gastos com redundâncias em suas empresas. Neste material, será possível compreender como isso funciona, como o sistema pode ser utilizado de maneira otimizada e como torná-lo gradativamente eficiente.

Resumo:

  • O CSC centraliza processos de suporte, diminui custos, padroniza as operações e, ainda por cima, aumenta a eficiência, o que permite que as empresas foquem em atividades estratégicas, além de melhorar a qualidade de seus serviços.
  • O CSC diminui custos a partir do momento em que elimina redundâncias, centraliza as funções de suporte e otimiza recursos, como mão de obra e tecnologia, promovendo muito mais eficiência e economia em escala dentro de uma empresa.
  • Sua implementação é indispensável para as empresas por conseguir aumentar a eficiência operacional, padronizar processos e diminuir custos, o que ajuda a impulsionar a competitividade no mercado.

CSC e a padronização dos serviços executados

Quando um CSC é criado, a padronização dos serviços que dependem de um sistema responsável pela coordenação da execução de todos os processos acaba se tornando um dos grandes benefícios para diminuir os custos que circulam por uma empresa.

Isso acontece porque quando essas atividades são executadas em seus setores de origem, não há a apresentação de um padrão. O funcionário passa a ter uma série de outras responsabilidades e, em muitos casos, precisa dar mais ênfase para uma delas, deixando as demais um pouco de lado.

Por consequência, o nível de atenção para as tarefas mais burocráticas e menos complexas também acaba decaindo, fazendo com que a ocorrência de falhas se torne um problema comum. Quando funcionários competentes são sobrecarregados, eles acabam por falhar, o que interfere em várias áreas de sua vida.

Resolução por adoção de CSC

Por meio da adoção de um sistema de CSC em uma empresa, é possível, basicamente, extinguir a preterição de uma atividade à outra, as falhas que ocorrem no processo por causa da desatenção e a desmotivação dos colaboradores.

Ampliação da qualidade dos serviços oferecidos

Quando as falhas podem ser minimizadas ou corrigidas, a consequência é que a qualidade dos serviços oferecidos ao público aumente. No entanto, esse benefício também pode se manifestar em outras atividades que, de alguma maneira, não apresentavam erro algum anteriormente.

Isso acontece porque os processos podem ser continuamente otimizados, diminuindo o seu tempo de execução e, também, os gastos com os insumos diretos e indiretos. Aliado a isso, ainda há o monitoramento de etapas, possibilitando uma otimização contínua e uma crescente oferta de qualidade.

Maior poder de negociação nas mãos das empresas

Um dos maiores acertos que uma empresa pode fazer é inserir setores de compras no sistema de CSC. Esse tipo de atitude pode garantir um maior poder de negociação de valores a partir do volume que ainda será comprado pelos fornecedores e outros aliados da corporação.

No lugar de realizar negociações segmentadas e com um volume baixo, a partir da utilização do sistema, as necessidades de todos os setores se concentram em um só lugar, fazendo com que o poder de barganha seja cada vez maior. Ao final, o valor unitário apresentará uma redução considerável.

Identificação de gastos

Quando as funções anteriormente mencionadas são concentradas no CSC, e quando as empresas levam em consideração o alto padrão de organização de informações e processos, é esperado que a corporação também possa identificar aqueles setores que estão utilizando um maior valor monetário em relação a outros.

Por meio de todos esses índices, os gestores poderão realizar uma análise aprimorada para entender qual é o motivo desses gastos acontecerem e, pouco a pouco, proporem medidas para diminuir consideravelmente os gastos com essa parte da empresa e com os setores onde não há a necessidade primária de investimento.

Setores e empresas focados no benchmarking

A utilização do CSC também permite que as áreas atuem de forma conjunta e muito mais eficiente, o que em outros momentos poderia não parecer possível por causa da rotina de cada um dos setores. Com essa implementação, as áreas de financeiro e estoque, por exemplo, podem estabelecer uma comunicação efetiva.

Também é possível que esse benefício ocorra em empresas que possuem mais de uma unidade em um grupo. Em casos assim, o financeiro consegue apontar quais são as melhores estratégias fiscais para adotar em uma das outras organizações, demonstrando como podem inseri-las adequadamente no negócio.

Etapas e soluções automatizados

Um ponto muito forte do CSC é fazer com que as dúvidas recorrentes e os processos básicos sejam automatizados ainda em suas primeiras etapas. Dessa maneira, até mesmo as equipes desse sistema poderão utilizá-lo apenas quando houver a real necessidade da intervenção de algum especialista.

Para ajudar a lidar com os processos da empresa, é possível utilizar robôs e bancos de dados no atendimento de clientes, para solucionar dúvidas. Eles agirão a partir de perguntas e respostas que já foram previamente registradas no sistema.

Organogramas mais inteligentes

Com a adoção do CSC, uma empresa é capaz de moldar os seus setores com um número menor de funcionários e, da mesma maneira, estar lado a lado com profissionais altamente qualificados. Ao atuarem com processos bem definidos, esses colaboradores não precisarão ser altamente especializados no setor.

CSC e a localização estratégica global

Graças à evolução da tecnologia, observada nos últimos anos, a distância não é mais um fator negativo para que os negócios evoluam. Por isso, a escolha do local onde será instalado o CSC pode considerar uma série de outros fatores, como regiões onde os impostos são mais baratos e há uma maior quantidade de mão de obra.

Conclusão

Para que uma empresa possa se solidificar e se desenvolver de maneira altamente saudável, é imprescindível que haja uma gestão focada na redução de custos. Por meio da implementação do sistema de CSC, isso será possível, desde que haja um acompanhamento contínuo.

Contato

Por favor, informe seus dados. Entraremos em contato durante o horário comercial de segunda a sexta-feira.