Comunicação Interna com CSC

O cuidado com a comunicação interna é extremamente importante para que os objetivos de uma empresa sejam bem trabalhados e ela possa se expandir pelo mercado. No entanto, mesmo diante dessa informação, nem sempre esse ponto acaba sendo bem explorado dentro de uma organização.

Com ênfase em colaboradores e parceiros, ela é responsável por permitir que as informações de maior relevância cheguem até às pessoas que precisam ter acesso aos dados. Neste material, você poderá compreender a relevância da aplicação desse conceito e boas práticas em sua execução.

Resumo:

  • A comunicação interna tem foco na conexão entre os colaboradores, visando alinhar a cultura e os objetivos de uma empresa. Por sua vez, o CSC padroniza os processos, centralizando serviços administrativos.
  • A comunicação interna com o CSC é capaz de melhorar a integração entre as equipes, o que, por consequência, agiliza processos e garante o alinhamento nas entregas, gerando ampliação de eficiência e produtividade.
  • O CSC integra a comunicação interna a partir do momento em que centraliza informações e processos, promovendo alinhamento entre departamentos e garantindo fluxos claros e eficientes para a empresa.

O que é comunicação interna?

A comunicação interna não é somente um conceito, mas também uma estratégia de marketing. Seu foco é voltado para o público interno da empresa, visando alcançar objetivos maiores e promover a harmonia entre as informações passadas nos setores da corporação.

Essa estratégia oferece uma série de ações para melhorar a comunicação entre os colaboradores, sempre focando no compartilhamento e transmissão de informações que possam ser, de alguma maneira, relevantes para esse ambiente. Dentre os principais pontos, temos:

  • Feedback sobre o desempenho apresentado pelas equipes;
  • Valores e cultura da empresa;
  • Benefícios novos;
  • Mudanças que ocorreram no mercado;
  • Novidades sobre a rotina de trabalho;
  • Prestação de conta sobre metas.

Tipos de comunicação interna

A comunicação interna pode ser classificada como vertical, quando é feita a partir das lideranças para os subordinados ou vice-versa, ou horizontal, que pode ocorrer entre as pessoas que ocupam um mesmo nível hierárquico dentro da empresa.

Qual é o objetivo da comunicação interna?

Em geral, o principal foco da comunicação interna está no alinhamento dos objetivos e no incentivo de funcionários para que eles possam trabalhar com um propósito definido. A partir de ações planejadas e efetivas, cada colaborador consegue entender melhor o seu papel dentro da empresa.

Com esse conhecimento, os funcionários passam a identificar como estão contribuindo, de maneira ativa, para os resultados da corporação onde trabalham, o que acaba trazendo maior motivação.

Se a comunicação for efetiva, é possível mostrar como a empresa está posicionada no mercado, quais são as metas que precisam ser atingidas e qual é o melhor caminho a ser seguido para atingir o sucesso. Além disso, outro objetivo que não pode ser ignorado na comunicação interna é a preparação das equipes para lidar com crises, assim criando um clima positivo.

Vantagens da comunicação interna

É comum que algumas empresas ainda tenham uma visão simplista sobre a comunicação interna, colocando-a em segundo plano ou a enxergando somente como um gasto adicional. No entanto, as suas vantagens podem trazer grandes mudanças. Confira!

Possibilidade de alinhamento estratégico

As equipes seguirão rumo a um único objetivo. Com um alinhamento estratégico bem elaborado, será possível definir claramente as ações a serem tomadas, solucionar os gargalos e conseguir impulsionar o crescimento da empresa por meio do esforço e da união.

Maior produtividade

Quando há uma boa comunicação interna na empresa, é muito comum que os índices de produtividade ultrapassem os limites esperados, tendo em vista que os empregados passam a trabalhar com maior motivação, baseando-se em informações factíveis durante a execução de suas atividades.

Melhoria no clima organizacional

Ao realizar uma comunicação efetiva, o clima organizacional melhora, tendo em vista que as decisões foram tomadas a partir de um processo transparente e com resultados previamente compartilhados com todos. Além disso, há uma redução considerável nos índices de “fofocas”, tendo em vista que a informação oficial sempre poderá ser acessada pelos colaboradores.

Informações sendo acessadas mais rapidamente

As informações da empresa poderão ser acessadas mais facilmente por meio de canais oficiais, criados com exclusividade para aprimorar a comunicação interna e, por consequência, garantir que o colaborador esteja sempre com os dados necessários em mãos.

Compliance

A comunicação interna também permite o alinhamento de práticas de uma empresa, bem como de seus valores e normas. A partir disso, torna-se muito mais fácil cumprir com as exigências de compliance, permitindo que a organização sempre cumpra com as normas estabelecidas para o setor.

Boas práticas para comunicação interna com CSC

Da mesma forma que deve ocorrer com as ações de marketing e relacionamento em relação ao público externo, a comunicação interna também precisa ser meticulosamente desenvolvida para cada empresa com um formato particular.

Por isso, existem algumas boas práticas que precisam ser seguidas:

  • Diminuição da burocracia entre departamentos: é preciso que as empresas estejam cada vez mais colaborativas e que diminuam a quantidade de burocracia entre os seus setores. A integração entre áreas pode ajudar a ampliar a comunicação e o fluxo de trabalho;
  • Coleta de opiniões do público interno: dê crédito para o que os colaboradores têm a dizer. Faça pesquisas para compreender suas preferências, além de observar as críticas e as sugestões;
  • Definição de indicadores: os indicadores, após serem definidos, poderão ser de grande ajuda para verificar se, de fato, a comunicação interna está sendo realizada de forma efetiva;
  • Comunicação omnichannel: a comunicação em vários canais ao mesmo tempo deve ser priorizada, mas de maneira integrada. Afinal, os funcionários poderão trabalhar melhor se tiverem o histórico de contatos em mãos.

Otimizando a comunicação da sua empresa com CSC

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC), pode ser de grande ajuda para otimizar a comunicação interna de uma empresa. É por meio dele que se pode organizar, padronizar e controlar todos os processos de uma vasta quantidade de empresas ou unidades de um mesmo negócio.

Com o CSC, as áreas de suporte, marketing, contabilidade e comunicação poderão ser administradas com tranquilidade, permitindo que os colaboradores consigam se concentrar em atividades mais relevantes da empresa e que exijam maior atenção.

O CSC é um tipo de sistema que se responsabiliza por centralizar processos, além de compartilhar recursos e unificar departamentos. Graças a essa integração, a comunicação interna pode ser incrementada, fazendo uma grande diferença para os resultados de uma empresa.

Uma boa comunicação interna é essencial para que uma empresa possa seguir adiante no mercado competitivo. A partir do momento em que os colaboradores estão alinhados em prol de um mesmo objetivo, torna-se muito mais fácil evoluir e colher os frutos desse investimento.

Contato

Por favor, informe seus dados. Entraremos em contato durante o horário comercial de segunda a sexta-feira.