2020 se mostrou um ano totalmente incomum. Enfrentar uma pandemia global exigiu mais do que medidas de saúde e segurança. Negócios de diversos segmentos precisaram se adaptar e o autoatendimento tem se mostrado uma eficaz ferramenta aos negócios.

Além de ser um formato eficiente para dar vazão a diversas demandas comuns na rotina, o autoatendimento também facilita o dia a dia dos profissionais. Neste post saiba como processos de automação ligados ao autoatendimento podem fazer a diferença para o seu negócio. Confira:

Produtividade da sua equipe

Uma das questões mais interessantes do autoatendimento para as empresas é o fato de que ele provoca uma redução de demandas que precisam ser atendidas pela equipe. Assim, mesmo áreas enxutas podem conquistar altos níveis de produtividade. As solicitações simples e que, habitualmente, são as de grande volume, acabam sendo eliminadas do atendimento humano.

Seja através de um portal corporativo ou com o apoio da AI, com chatbots, por exemplo, no autoatendimento é a automação a grande responsável por transformar demandas em relações de proximidade com o cliente.

Além disso, a rapidez no fluxo de processos é um diferencial. Seu cliente não precisa aguardar na fila para ser atendido, esperar por diversos minutos no telefone ou realizar uma série de trocas de e-mail. Todo o processo é realizado com alguns cliques, em poucos minutos.

Integração e multicanalidade

Para que o autoatendimento seja eficiente é importante que a empresa conte com uma solução de gestão. Essa solução deve realizar a integração de diversos canais. Assim, chatbots aplicados às redes sociais, por exemplo, estarão ligados a uma mesma base de dados. É o caso da plataforma Ellevo.

Nossa assistente virtual Ellena, por exemplo, pode ser aplicada em ferramentas como o Messenger. E é por lá que um cliente consegue sanar dúvidas sem a necessidade de ser atendido por um atendente humano. Neste caso, é a integração entre a base de dados estruturados (falamos sobre eles no último post) e as frentes de atendimento que trará eficiência ao processo.

Operação 24X7

Criar canais de comunicação que permitem ao cliente uma experiência com a marca em qualquer hora ou dia. É isso o que a sua empresa faz quando investe em autoatendimento. Nossos clientes que optam por integrar o portal corporativo da plataforma Ellevo são um exemplo disso. Seus clientes – sejam internos ou externos, negócios B2B ou B2C- possuem uma opção de atendimento operando 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, caso o consumidor prefira resolver determinada demanda ao fim do dia, não esbarra com o empecilho do horário comercial do atendimento comum, o que prejudica o relacionamento com o cliente.

Por fim, o autoatendimento é também uma tendência cada vez mais presente entre clientes. Optar por plataformas que proporcionem este modelo significa moldar seu negócio de acordo com as preferências de boa parte dos consumidores. Uma pesquisa da companhia de software Nuance mostrou que 75% dos consumidores ouvidos já preferem o autoatendimento ao modelo tradicional. Ou seja: mais do que uma facilidade, o autoatendimento é uma questão primordial para o relacionamento de longo prazo com o seu cliente.


Tags: AI , autoatendimento , automação , chatbot