Confira três características essenciais para implantar o autoatendimento no seu negócio sem comprometer a satisfação de seus clientes.

Provavelmente alguma vez você já passou por um autoatendimento que não te ajudou em nada. Isso é ruim, mas quando a situação é vista de outro ângulo, quando você é o prestador de serviços e o seu cliente está insatisfeito com o autoatendimento disponibilizado pela sua empresa, você pode estar comprometendo sua relação com ele.

Enquanto um autoatendimento ruim pode desagradar seus clientes e causar desconforto quanto à sua empresa, um autoatendimento eficaz pode ser um excelente aliado no aumento da satisfação de seus clientes, por isso ele precisa ser eficaz e trazer benefícios para o seu negócio, e principalmente, para o seu cliente.

Confira 3 requisitos básicos, que podem transformar o autoatendimento da sua empresa em uma ferramenta de satisfação dos clientes.

1 – Atende às principais necessidades do seu cliente
Quais são as principais demandas recebidas pela área de atendimento da empresa? São justamente estas questões que precisam ser avaliadas no momento de implantar o autoatendimento. Se elas puderem ser resolvidas pelo cliente sem a necessidade de abertura de um chamado, estas são as funcionalidades ideais para estarem disponíveis no seu portal. Pode ser o esclarecimento de uma dúvida, a abertura de um chamado, a segunda via de uma nota fiscal, fatura ou boleto, o acompanhamento do status de entrega de um pedido e muito mais.

2 – O autoatendimento está ligado ao departamento responsável pelos serviços
Outra questão fundamental é que, ao registrar uma solicitação via autoatendimento, ela deve ser direcionada diretamente ao setor ou profissional responsável. Isso é possível se a interface da solução aplicada pela empresa no autoatendimento fizer o redirecionamento, através de caminhos preenchidos pelo cliente. Usando a tecnologia a seu favor, de forma eficiente, não haverá desencontro de informação e as solicitações mais urgentes podem ser tradas assim que forem registradas.

3 – É intuitivo
Pense em você: Se você tem opção de resolver seus problemas ou necessidades sem ter que descobrir número de telefone, ligar, esperar atendimento, pedir para falar com o setor responsável e por aí em diante. Muitos clientes como vocês também preferem não ter que fazer esse processo todo. Se o cliente não quer ter que ligar ou mandar e-mail, isso significa que o passo a passo para o registro de algo deve ser fácil e rápido. Foque em informações claras, simples e de fácil acesso.

Cada um destes critérios é importante para que o autoatendimento de sua empresa nasça eficiente ou seja corrigido da maneira adequada.
E na sua empresa, o autoatendimento atende aos requisitos listados acima? Se não, o que falta para que ele alcance a eficiência?

A Ellevo possui uma plataforma completa de Serviços Compartilhados, que te permite ter um autoatendimento eficiente. Não perca tempo, entre em contato conosco e torne sua comunicação mais clara e eficiente!