4 vantagens da tecnologia para o segmento de cosméticos
Atualmente o Brasil é um dos grandes players mundiais no segmento de cosméticos. Uma das 20 maiores marcas do mundo é brasileira e segundo a Euromonitor International, as vendas do setor de produtos de beleza e cuidados pessoais alcançaram R$ 109,7 bilhões em 2018.
Em constante crescimento – a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) mostra que nos últimos cinco anos, o mercado de estética cresceu 567% no país – o segmento também conta com desafios para manter os negócios sustentáveis. Para garantir competitividade, a tecnologia é a grande aliada do mercado de cosméticos.
Confira aqui 4 vantagens da tecnologia para o segmento de cosméticos:
Controle de alto volume de vendas
Milhares de produtos são produzidos, vendidos e enviados diariamente pelas grandes marcas de cosméticos do Brasil. Manter um controle efetivo de pedidos, envios e entregas é essencial para garantir a pulverização das vendas e garantir que o consumidor final esteja satisfeito com o produto que vai comprar.
Para ter um bom controle, nada melhor do que um roteiro bem definido de trabalho. Aqui a tecnologia ajuda na gestão das atividades e também na consulta de registros de pedidos.
Um bom sistema de gestão, integrado a uma plataforma de gestão de atividades e serviços é fundamental. Isso porque um acesso único a um ambiente que integre todos os setores da empresa garante compliance à rotina e mais facilidade de ajustes, quando necessário.
Atendimento ominichannel
Empresas de cosméticos apostam cada vez mais em duas frentes: lojas e vendedores independentes. Esse modelo bem-sucedido traz também desafios e um deles é garantir a ampla distribuição de produtos.
A pulverização de uma marca neste contexto é um grande ganho, mas o atendimento ominichannel exige alguns cuidados, e é aqui que entra a tecnologia.
Atender rapidamente os solicitantes, para o encaminhamento de pedidos, por exemplo, é uma ação que precisa fluir de forma prática. Um portal corporativo, que dê aos solicitantes mais autonomia na realização de pedidos, resolução de dúvidas e realização de pequenos serviços, como solicitação de boleto e nota fiscal, facilita a rotina de atendimento.
Esse tipo de tecnologia também desafoga a área de atendimento da companhia de cosméticos, automatizando boa parte do volume de ações diárias.
Chatbots para facilitar o processo
Seguindo o raciocínio anterior, as solicitações precisam ser centralizadas, para garantir a distribuição eficiente dos produtos. Muitas dúvidas podem surgir por parte das unidades franqueadas, das lojas físicas ou dos vendedores independentes.
Chatbots que resolvam diversas dessas questões que chegam via redes sociais e apps, por exemplo, vão dar mais celeridade ao atendimento.
Gestão financeira unificada
Por fim, uma central de serviços compartilhados, gerida por uma plataforma eficiente e dedicada a este conceito garante a unificação de diversos processos. A gestão financeira é uma delas.
Cobranças, notificações, validação de vencimentos, notas fiscais, envio de boletos, e outros serviços burocráticos podem ser centralizados e automatizados. Assim, a equipe pode focar seus esforços em melhorias e novas soluções, mantendo a empresa em constante crescimento.
Saiba mais sobre os benefícios da tecnologia para o segmento de cosméticos e como a Ellevo pode apoiar a sua empresa entrando em contato com nossos especialistas.
Postagens relacionadas
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (40)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)