Um centro de serviços compartilhados é a forma como muitas grandes empresas organizam suas atividades internas. Nós já falamos aqui sobre esse conceito, que segue sendo aplicado em todo o mundo e agora passa a ter diversas tecnologias incorporadas a ele. A automação do CSC é, afinal, uma iniciativa essencial para o sucesso da sua aplicação.

Neste processo, algumas boas práticas devem ser observadas, a fim de garantir o retorno do investimento. Veja:

Escolha uma ferramenta aderente ao seu negócio

Invista em benchmarking para entender quais são as soluções de automação mais aderentes do mercado e mais utilizadas por grandes empresas. Muitas soluções de gestão de tarefas, por exemplo, não foram desenvolvidas de acordo com o conceito de CSC e nem sempre permitirão a integração de diferentes setores do negócio.

Antes de contratar, ouça quem é especialista em soluções para automação do CSC e realize uma breve consultoria para entender a aderência do sistema escolhido ao negócio. Plataformas como a da Ellevo também são altamente parametrizáveis, o que facilita a inclusão da sua rotina empresarial dento da solução. Afinal, para que a automação seja bem-sucedida, é a ferramenta de automação que deve se adequar à empresa e não o contrário.

Na automação do CSC, invista em um bom catálogo de serviços

O segundo passo para um processo bem-sucedido de automação do CSC é o mapeamento das atividades que serão monitoradas pelo sistema de gestão. A esse mapeamento damos o nome de catálogo de serviços. Com o apoio de um especialista, sua equipe ira desenhar o passo a passo para a realização das tarefas diárias, criando dentro da sua ferramentas os mesmos caminhos realizados no offline.

A grande vantagem do catálogo é que ele torna a aderência da tecnologia mais rápida, pois é só inserir no ambiente virtual a rotina da empresa. E outro fator positivo é que este mapeamento dá origem a uma série de melhorias dos processos internos, como redução do retrabalho.

Aposte em AI

Inteligência artificial é um passo essencial da automação. Com o uso de assistentes virtuais, por exemplo, demandas simples de atendimento não dependem do seu time para serem executadas. E ainda permitem que o cliente – interno ou externo – resolva por si só, em qualquer dia ou horário, demandas rotineiras.

A automação do seu CSC também depende da cultura da sua equipe. Manter o time engajado e destacar a importância da tecnologia para que as pessoas foquem em ações estratégicas é muito importante. Por isso, o processo de implantação de novas soluções de TI deve ser transparente.

Se você ainda tem dúvidas sobre boas práticas no processo de automação do CSC e como a tecnologia pode trazer produtividade ao seu negócio, venha conversar com nossos especialistas. Saiba como a Ellevo pode transformar a gestão do seu Centro de Serviços Compartilhados.