A gestão de projetos é sempre desafiadora, especialmente para as empresas ou áreas de tecnologia. Mais do que gerenciar as entregas em cada fase, o líder precisa também analisar performances, indicadores para melhorias, produtividade, rotinas e ações que possam impactar nos custos finais do projeto.

Em um cenário cada vez mais competitivo e com cobranças constantes por parte dos clientes por entregas, menos tempo e efetividade de ações, a automação tem sido uma aliada das empresas. Neste post você confere três exemplos de como a automação pode impactar positivamente a gestão de projetos da sua empresa. Veja abaixo:

1 – Metodologia ágil e tecnologia

Os métodos ágeis como Lean Kanban e Scrum ganham cada vez mais adeptos na gestão de projetos. Com uma estrutura de trabalho baseada em processos previamente definidos, esse tipo de método tem como objetivo minimizar riscos durante um projeto, enfatizar a comunicação entre os envolvidos e garantir entregas mais robustas.

Apoiar a gestão ágil com a tecnologia é muito mais promissor para a rotina de uma empresa. Isso porque uma plataforma de gestão de processos e atividades auxilia o gestor a desenhar previamente prazos, entregas por ciclos, atividades que compreendem cada fase do projeto. Com a equipe gravando em ambiente web cada ação, o líder possui uma visão muito mais ampla do que está sendo feito e ganha transparência no projeto. Aqui neste exemplo, a automação entra como apoio para uma gestão simplificada: uma plataforma de controle dos processos irá gerar, por exemplo, hierarquização de tarefas de acordo com suas prioridades, criando uma visibilidade muito mais ampla de todo o processo. Menos tempo perdido em uma análise tradicional das ações, muito mais facilidade de registro e classificação automática das atividades que mereçam atenção redobrada.

Se você quiser saber mais como usar a tecnologia para a gestão ágil de projetos, automatizando algumas ações, como a classificação de prioridades, pode conferir a experiência do time de projetos da Ellevo aqui.

2 – Gestão à vista e automação de relatórios

Outro benefício da automação dentro da gestão de projetos é na criação de relatórios sobre a execução de cada fase. No caso da Ellevo, a empresa pode optar por utilizar o módulo de Gestão à Vista, que traz em um único dashboard as informações mais importantes sobre as atividades realizadas. Entregas, prazos, produtividade das equipes, atrasos e outros dados sobre a performance das equipes são disponibilizadas automaticamente, conforme padrões predefinidos pelo gestor. Em alguns cliques ele também irá contar com relatórios personalizados, com dados reais e extraídos rapidamente. Essas informações do negócio são essenciais para a melhoria das próximas fases de um projeto, bem como para a definição de novos prazos e construção de novos projetos.

3 – RPA para otimização de tarefas e gestão de projetos mais eficiente

Já falamos aqui sobre o Robotic Process Automation, o RPA. Basicamente, o RPA pode ser definido como o uso de robôs integrados aos sistemas de uma empresa, que realizam tarefas operacionais antes feitas por colaboradores. Na gestão de projetos, o RPA vem como um grande apoiador na produtividade das equipes, que passam a focar seus esforços em ações mais estratégicas, deixando ações repetitivas e de menor valor agregado para a automação.

Para o gestor de projetos, utilizar o RPA significa dar mais autonomia para o time desenvolver soluções mais aderentes, reduzindo o tempo de comprometimento do trabalho com tarefas operacionais. Dá ainda mais segurança em relação a estas ações, que tem a chance de erros reduzida a zero, garantindo mais assertividade na rotina de processos.

Quer saber mais sobre como a automação dos processos apoiada pela plataforma Ellevo pode mudar sua área de projetos? Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba mais.