Você com certeza já se deparou com alguns personagens digitais que representam empresas em seu relacionamento com o público. Este tipo de figura é o que chamamos de avatar digital. São personagens criados a partir de pesquisas de perfil do público-alvo da empresa e servem para criar um movimento de aproximação e identificação com o consumidor.

Mais do que um personagem carismático, o avatar digital é uma importante ferramenta de apoio na automação dos atendimentos da empresa. Mas como potencializar este recurso através do uso de chatbots e automatizar seu processo? Confira abaixo as nossas dicas!

Criando seu avatar digital

Para entender o que é e como são desenvolvidos os avatares digitais, basta verificarmos os exemplos bem-sucedidos no mercado brasileiro. Um dos avatares mais famosos do varejo é a Lu, do Magazine Luiza. Do atendimento nas redes sociais e sites a participação em comerciais, a personagem já conquistou o público da rede varejista.

Entre os nossos clientes temos o exemplo do chatbot da Bunge, desenvolvido dentro da realidade da empresa. Ele garante a resolução de problemas comuns no atendimento da companhia. Já a rede de telefonia Vivo desenvolveu a Aura, seu novo recurso de atendimento digital, que alia inteligência artificial com a personificação em um avatar.

Todos os três exemplos têm algo em comum: são baseados nas preferências de consumo dos clientes das empresas e dão “cara” aos recursos de inteligência virtual. É também dessa forma que foi desenvolvida a Ellena, chatbot da Ellevo.

Por trás do personagem imperam automações de AI como o chatbot, cada vez mais fundamental para garantir atendimento rápido e 24 horas por dia. Além disso, um chatbot eficiente precisa ser bem desenvolvido, para se evitar que o recurso tenha limitação de uso ou faça “perguntas idiotas” ao usuário.

Portanto, para desenvolver um avatar virtual que represente a sua marca é fundamental apostar nestas duas frentes: recursos de inteligência artificial e características baseadas nas preferências de consumo do seu público. E um fator importante: contar com um desenvolvedor eficiente para que a solução seja realmente aderente.

Chatbot: automação essencial no processo de atendimento

Como você viu, um avatar digital nada mais é do que um personagem que dá ao seu chatbot uma cara mais amigável. Torna o atendimento automatizado mais humano para o seu consumidor.

Para garantir competitividade, uma marca que busca se destacar no quesito atendimento precisa estar atenta a este recurso. Entre os benefícios que o chatbot traz para o negócio, podemos destacar:

  • Atendimento ininterrupto;
  • Redução de demandas para a equipe de SAC, garantindo mais produtividade, especialmente em equipes enxutas;
  • Facilidade para o cliente, que resolve problemas pontuais a qualquer hora, em poucos minutos;
  • Mapeamento do processo de atendimento, melhoria constante e dados confiáveis para avaliação do mercado e seu posicionamento nele.

Com um avatar digital, o chatbot se torna um recurso ainda mais amigável e intuitivo para o consumidor final. Neste post nós falamos sobre as vantagens deste recurso para o seu negócio.

Para saber mais sobre como aplicar chatbot no seu processo de atendimento? Entre em contato com nossos especialistas e conheça a Ellena, chatbot da Ellevo!