Conheça as tendências SaaS para os próximos anos
SaaS – ou Software as a Service – é o termo utilizado para softwares ou soluções disponibilizadas na internet em forma de serviço.
Embora muitas empresas tenham enfrentado dificuldades com a pandemia do COVID-19, o mercado tecnológico intensificou seus avanços ainda mais. Novas necessidades surgiram e, para solucioná-las, incrementaram-se os serviços em nuvem.
Neste cenário, já é possível analisarmos algumas tendências em relação a esse mercado. Confira!
Um novo cenário
Depois de 2020, o trabalho de maneira remota ou o formato híbrido (parte presencial, parte remoto) tornaram-se bastante comuns em empresas de naturezas variadas.
A situação exigiu que as empresas se adaptassem às necessidades e expectativas em constante mudança.
Nesse novo contexto, o setor de SaaS tem crescido a pleno vapor, tendo a agilidade como conceito norteador, uma vez que esse é um dos critérios mais importantes para os clientes de qualquer empresa atualmente.
Para termos uma ideia, a empresa de consultoria Gartner prevê que os gastos do usuário final em serviços de nuvens públicas chegarão a US $396 bilhões em 2022. Eles também esperam que cresça 21,7%, alcançando US$ 482 bilhões em 2023.
Tendências SaaS
A tendência do SaaS no momento é criar produtos de autoatendimento que possam atender às demandas dos clientes.
A nova forma dominante de interação B2B é a interação remota ou autoatendimento digital.
Confira algumas das tendências que identificamos:
Low-code e no-code
Uma das tendências que observamos é o surgimento de plataformas de low-code e no-code, que permitem que mais pessoas consigam criar soluções tecnológicas, que hoje em dia são criadas por profissionais que dominam a linguagem de programação.
Nas plataformas low-code, o usuário arrasta e encaixa blocos com códigos para criar os produtos, dispensando o trabalho de digitá-los e evitando erros.
Já as plataformas de no-code democratizam ainda mais o desenvolvimento de softwares e aplicativos, porque permitem fazê-lo sem nenhum código, apenas com interfaces gráficas e configurações dentro da plataforma.
Esse modelo inclusivo permite um envolvimento maior dos designers no desenvolvimento e a integração entre profissionais de TI de diferentes níveis técnicos.
Proteção de dados
A cibersegurança e o escore de segurança estão entre as tendências de tecnologia para ficar de olho em 2023, de acordo com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Com o crescimento do mercado, houve também crescimento de ocorrências de crimes, invasões e vazamento de dados.
Segundo o artigo do Insper, “a adoção de uma malha de segurança cibernética, na qual soluções autônomas operam em conjunto para melhorar a segurança geral, seja na nuvem, seja fora dela, poderia reduzir o impacto financeiro causado por ataques maliciosos”.
Adotar todas as medidas possíveis para aumentar os níveis de segurança é muito importante para empresas do mercado SaaS, particularmente depois da publicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que estabelece multas às empresas que não respeitarem suas disposições.
Além do risco do vazamento de dados de clientes, há também o risco de compartilhamento de informações da própria empresa (informações financeiras, relatórios, dados de funcionários etc.).
White-label
No mercado SaaS, há empresas que desenvolvem funcionalidades, produtos, serviços ou até plataformas completas e permitem que seus clientes os comercializem com sua própria marca ou os utilizem para comercializar seus produtos.
Essa é uma boa solução para empresas que não querem ou não podem investir em equipe técnica e desenvolvimento de soluções próprias.
Soluções white-label de delivery e e-commerce têm se tornado bastante comuns, permitindo a pequenos negócios terem seus próprios aplicativos de entrega e lojas virtuais sem pagar uma fortuna em desenvolvimento.
Conheça a Ellevo
Se você pretende automatizar e facilitar processos em sua empresa, a Ellevo pode te ajudar, oferecendo soluções em tecnologia para gestão de atendimento e serviços.
A Ellevo é uma empresa pioneira em automatização de processos, help desk, service desk e serviços compartilhados.
Tags In
Postagens relacionadas
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (40)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)