CSC e trabalho remoto: veja o exemplo da Bauminas
A adaptação ao trabalho remoto desafiou empresas de diferentes segmentos em 2020. Quando o assunto é CSC, não é diferente. Os Centros de Serviços Compartilhados têm papel fundamental na organização de processos e na produtividade das equipes.
Eles concentram tarefas não relacionadas ao core do negócio para garantir o foco dos profissionais em ações estratégicas. Solicitações relacionadas ao RH, rotinas financeiras, de tecnologia e de service desk, por exemplo, comumente são alocadas em CSCs.
Neste post você vai saber um pouco mais sobre como CSC e trabalho remoto convergem e vai conferir o exemplo da Bauminas. A companhia adotou a plataforma Ellevo para gerir as demandas de seu CSC e com apoio da tecnologia se adequou rapidamente ao home office.
Confira!
O CSC no contexto do trabalho remoto
Afinal, por que adotar uma ferramenta de gestão de CSC? E esse conceito de Centro de Serviços Compartilhados funciona no acesso remoto?
Segundo o instituto de pesquisa PwC, CSCs permitem a redução de 40% dos custos operacionais. Isso pode significar, por exemplo, a sobrevivência de um negócio em momentos de crise como este que estamos vivendo.
Redução de perdas por conta da falta de organização, estruturação e automação vão ser, cada vez mais, preponderantes para a manutenção dos negócios.
Além disso, os CSCs reduzem em 30% o custo com estrutura de TI. Quando alinhado com o home office, reduz em 90% o custo com pessoal – profissionais que podem ser realocados em funções estratégicas para apoiar o crescimento da empresa.
Com o trabalho remoto, utilizar uma plataforma de gestão do Centro de Serviços Compartilhados significa levar para a casa do profissional a organização de processos já existente na empresa.
É garantir a transparência no desenvolvimento de projetos e na distribuição de demandas. Além de ter compliance na rotina de atuação e entregas.
Ou seja: nunca foi tão importante mapear e gerir processos através de Centros de Serviços Compartilhados. E a tecnologia agregada ao conceito é essencial para conquista destes índices.
Como a Bauminas adequou seu CSC ao home office
As medidas restritivas para combate ao coronavírus exigiram a adoção do home office e muitas empresas precisaram ajustar a rotina de seus CSCs a essa nova realidade. É o caso da Bauminas.
A companhia é composta por cinco marcas que atuam nos setores de saneamento ambiental e agronegócio. E foi graças a tecnologia que conseguiu alocar com qualidade seus profissionais.
Hoje, mais de 600 colaboradores utilizam a plataforma Ellevo para centralizar demandas e garantir a continuidade dos serviços na Central de Serviços Compartilhados.
Além da adequação de processos na empresa, o que trouxe mais produtividade e velocidade de entregas, a plataforma Ellevo também foi um diferencial na adoção do trabalho remoto.
A partir da adequação, que começou com a estruturação de um catálogo de serviços, as demandas passaram a ser centralizadas na plataforma Ellevo, excluindo o uso de e-mails e ligações para recebimento de pedidos.
O gerente de Tecnologia e Sistemas da Bauminas, Sérgio Almeida, falou sobre os resultados obtidos:
“A adaptação foi instantânea e gerou uma produtividade muito grande, pois como canal único de comunicação, a gestão e distribuição das demandas está a um clique de todos os atendentes e usuários”.
A mudança também garantiu para a companhia a continuidade do trabalho durante o período de distanciamento social. Atualmente quase 600 profissionais da empresa estão em home office:
“Com essa centralização das informações criamos ações em conjunto para minimizar os impactos do trabalho remoto. Hoje conseguimos avaliar, distribuir e priorizar com muito mais eficiência as demandas”.
A eficiência gerada pela plataforma Ellevo no CSC e home office fez a Bauminas considerar a aplicação da tecnologia em outras áreas:
“A Bauminas iniciou um projeto de criação do Centro de Serviços BAUMINAS (CSB) e como já utilizamos a ferramenta da Ellevo na companhia, existem boas chance da mesma ser adotada pelas áreas do CSB”.
Nossos especialistas também à disposição para falar sobre os benefícios da plataforma Ellevo para o seu CSC. Saiba mais entrando em contato aqui.
Postagens relacionadas
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (39)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)