Você já ouviu falar em dados estruturados? Apesar de ser um conceito mais familiar para desenvolvedores e profissionais da área de tecnologia, ele também tem tudo a ver com automação e gestão eficiente de projetos nas empresas.

Além disso, é a partir deles que será possível realizar uma eficiente gestão do conhecimento na sua empresa. neste post explicamos melhor sobre o que são dados estruturados e como eles impactam a rotina do seu negócio. Confira!            

Entendendo o conceito de dados estruturados

Para explicar melhor sobre como os dados estruturados são aplicados a um negócio, vamos usar a analogia de uma biblioteca. Ao buscar por um livro, o leitor receberá do bibliotecário informações fundamentais para a localização da obra.

Será através de um número, um código, e um endereço pré-definido que a busca acontecerá. Ao saber qual é esse número a localização de um livro se torna possível, mesmo com um grande volume de exemplares na biblioteca.

É assim que atuam dos dados estruturados. Eles são classificados dentro dos sistemas através de linhas de código e para se tornarem estruturados devem ser registrados de forma específica. Quando se registra uma nota fiscal, por exemplo, e se preenchem no sistema campos específicos deste documento, cria-se um dado estruturado.

Vantagens dos dados estruturados para a sua empresa

Entendendo que um dado estruturado é toda informação registrada em um sistema ou plataforma- como a Ellevo – através de códigos e campos específicos para classificação fica mais fácil entender suas vantagens.

A principal delas é a fácil recuperação das informações baseadas em dados estruturados. Isso porque, há uma organização padrão para registros, o que evita, por exemplo, a perda de documentos, dados financeiros e comerciais e outras informações relevantes para o negócio.

Outra questão primordial relacionada aos dados estruturados é a possibilidade de automação de processos. Estas informações, cadastradas como se possuíssem etiquetas, linhas e colunas que identificam diversos pontos de determinada informação, irão garantir que, na robotização, chatbots identifiquem os dados e realizem ações de comando definidos no processo de automação.

Quer um exemplo prático?

Quando você acessa um portal em busca da segunda via de um documento (nota fiscal, uma conta, um pedido) e é atendido por um chatbot. Isso é possível graças aos dados estruturados.

Ao identificar sua solicitação e verificar algum dado relacionado ao seu pedido – como o seu CPF/CNPJ, por exemplo – ele irá identificar determinada informação que você necessita.

Sem dado estruturado, a automação não funciona. E isso significa que empresas que não contam com sistemas baseados neste conceito perdem muito tempo em ações que poderiam ser eliminadas da rotina dos profissionais.

Ellevo e dados estruturados

Se você já usa a plataforma Ellevo em sua empresa, significa que este conceito já faz parte da sua rotina. Nossa plataforma foi desenvolvida com a aplicação de dados estruturados, o que permite a automação de diversos processos e a organização e identificação de informações registradas no sistema.

É por este motivo que, ao abrir um chamado, por exemplo, o usuário preenche determinados campos, que facilitarão a classificação do mesmo. Também é a partir dessa estruturação que aplicamos à rotina das empresas chatbots e também o RPA, do qual falamos aqui.

Quer saber mais sobre como os dados estruturados são fundamentais para o sucesso do seu negócio? Entre em contato conosco que nossos especialistas estão à disposição.