por Anne Cordi – Psicóloga Organizacional / Supervisora de RH

O que foi 2021 para você? Afinal mais um ano está finalizando e a retrospectiva já não é opcional, nesta fase do ano a tendência é refletir o que produzimos. Qual legado deixamos no ano que escorreu pelos nossos dedos?

O que é para você refletir os 365 dias que passaram? Os acontecimentos são inevitáveis, alguns controláveis, outros nem tanto. Muitas tentativas, muitos acertos e erros também, mas no balanço geral como foi o seu ano?

Podemos concluir que fizemos o nosso melhor?  As cobranças externas são grandes, mas as internas são profundas! Tendemos a lamentar as conquistas que não chegaram, as metas não atingidas, mas e os resultados alcançados?

Acolha-se, respeite seus limites, enalteça seus pontos fortes, permita identificar os seus pontos fracos para então reparar os seus erros. Aprimore-se!

Prepare para fazer de 2022 um ano incrível. Algumas dicas podem ser relevantes para contribuir nesta nova jornada:

Dica 1: Faça uma lista de coisas que conquistou em 2021.

Reconhecer o que você já conquistou te mostra o quanto evoluiu.

Dica 2: Liste coisas que você fez pela primeira vez.

Novas experiências nos impulsionam para conquistar mais e mais. A energia, que as vezes falta no nosso dia-dia, pode vir das primeiras conquistas.

Dica 3: Não se cobre tanto pelas metas que não alcançou.

Estabelecemos metas para nos ajudar a alcançar o nosso propósito, mas elas não podem estar acima da saúde mental. Cuide-se! É primordial para que alcançar o que almejamos, se for preciso mude suas estratégias, mude a rota. Comemore suas pequenas conquistas e não se cobre tanto.

Dica 4: Desempenhe com carinho todos os papeis da sua vida.

lembre-se de executar os papeis da sua vida, seja protagonista da sua história. Além do papel profissional, quais papeis você se preocupa em viver com maestria?

Temos que equilibrar a balança da vida, para que não pese apenas para um lado. Cuidado para não criar “válvulas de escape” Fazer do trabalho, por exemplo, uma fuga. Questione-se! Permita se conhecer ao ponto de fazer escolhas que te façam feliz.

Dica 5: Faça o que você ama.

Essa dica pode parecer clichê, mas se você não se encontrar fazendo o que lhe faz feliz, qual o sentido trabalhar todos os dias? Engajar-se com um propósito que não é o mesmo que o seu pode ser um peso. Acredite em tudo o que você faz e faça com amor.

Espero que esse texto chegue como um abraço, que te acolha e te faça repensar nos seus momentos de descanso com mais carinho, pois eles também são importantes!

Desejo um 2022 próspero e cheio de realizações, muita saúde e força para encarar todos os desafios que virão e ânimo para comemorar as conquistas que não faltarão!