O processo de feedback é fundamental para a gestão de pessoas de qualquer empresa. O ato de falar e também de ouvir sobre o desempenho de profissionais e garante mais transparência nas relações.

E organizar esses processos exige atenção da equipe de Recursos Humanos e dos gestores.Qual foi a última reunião que você realizou com este propósito? Quais foram os pontos abordados? Os pedidos de melhorias? Tudo isso precisa estar não só registrado, mas também organizado. Confira algumas dicas para organizar o processo na sua empresa:

 

Crie um roteiro 

O primeiro passo é escrever de que forma essa comunicação devem acontecer. Para isso a empresa pode contar com consultoria especializada e documentar todos os pontos importantes dessa área da gestão de pessoas. Quais as perguntas que devem ser feitas, a periodicidade dos feedbacks, a forma de pontuação e como ela irá interferir nos benefícios, como o Plano de Participação nos Resultados (PPR), devem estar mapeados.

Registre o feedback dos funcionários em um único local

Busque uma ferramenta simples e prática para arquivar esta documentação. O e-mail não é um bom aliado neste processo, já que os registros das reuniões podem ficar perdidos em meio a centenas de mensagens recebidas. Uma boa dica são os sistemas para gestão e registro de tarefas, que podem ser acessados por todos os gestores interessados. Utilize a tecnologia a seu favor e ganhe pontos com soluções na nuvem, por exemplo, que contam com backups frequentes permitem que o acesso à documentação ocorra de qualquer lugar.

Estatísticas e visão geral

O feedback é ainda uma ferramenta valiosa para alinhar com os profissionais ações que precisam de mais atenção. Além de ser uma ferramenta para a cobrança de melhorias da equipe, ajuda a empresa a entender o que os profissionais pensam   respeito do local de trabalho, dos colegas e gestores. Para facilitar a avaliação, aposte também em pesquisas com respostas objetivas, que tenham opções de 1 a 10, por exemplo. Coloque estes dados na sua ferramenta, para que possa gerar gráficos e estatísticas que facilitem a visão dos resultados. Por exemplo: 10% dos profissionais acham que a disposição das salas das equipes precisa ser otimizada.

Metas periódicas

Para que este tipo de alinhamento traga bons resultados, utilize as respostas na criação de metas periódicas para equipe e gestores. Além disso, comunique o resultado destas metas e as mudanças de acordo com as solicitações dos profissionais. Comunicados internos feitos via sistemas de acesso compartilhado são muito eficientes neste sentido.

 

Você sabia que o Sistema Ellevo pode auxiliar sua empresa no processo de feedback aos colaboradores? Com métricas de produtividade, tarefas automatizadas e roteiros de processos fica muito mais fácil organizar os procedimentos do RH, além de economizar muito tempo.

Entre em contato com a Ellevo!