E-BOOK: LGPD e atendimento ao cliente – questões para ficar atento
Considerada um importante marco para a regulamentação do uso e compartilhamento de informações pessoais, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020.
No entanto, quase um ano após sua publicação, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre sua aplicação. Antes mesmo da LGPD entrar em vigor, a Ellevo já havia alterado e adequado todos os seus processos internos, bem como suas plataformas. Assim, buscou garantir segurança para a sua rotina e, principalmente, para os clientes que utilizam suas soluções.
Mas afinal, o que diz a LGPD?
Em sua estrutura, a LGPD define o que são dados pessoais, quem são e quais os papéis do proprietário dos dados, do controlador, do operador e do encarregado. E a partir daí, causa uma mudança de postura no modo como as empresas tratam as informações a respeito de seus clientes, profissionais e quaisquer pessoas com as quais têm algum tipo de relacionamento.
O objetivo é que a lei proteja e garanta a privacidade do proprietário dos dados, assegure a liberdade de expressão, comunicação e de opinião e iniba a violação da intimidade do cidadão, além da livre concorrência.
Outro destaque é que desde que foi publicada, a LGPD tem sido alvo de fiscalização e penalidade para as empresas que descumpram as práticas. Depois de ser notificada, a empresa que não se adequar pode ser multada em valores de até 2% de seu faturamento, limitados a R$ 50 milhões . A infração também é publicada em diários oficiais e pode ocorrer até mesmo o bloqueio ou a eliminação dos dados não protegidos, até que a empresa seja regularizada.
Diante disso, o que a Ellevo fez para proteger e apoiar seus clientes?
Por se tratar de uma empresa de software, a Ellevo é uma operadora de dados. Ou seja: trabalha para armazenar os dados de seus clientes e dos clientes destes. Além de realizar uma série de consultorias com especialistas para adequação da rotina interna, a Ellevo também adotou novas ações de armazenagem de dados.
A empresa instituiu ainda a figura do Data Protector Office (DPO). Este profissional é responsável pelo constante monitoramento do desenvolvimento das soluções e a tomada de decisões relacionadas a ele. Assim são realizados ajustes sempre que necessário, sem comprometer a segurança do sistema e da nuvem em que os dados são armazenados.
Tudo isso foi realizado de modo que o trabalho não fosse engessado, mas que o compliance fosse um diferencial da empresa. Por fim, a Ellevo adotou uma política anti-fraude, que realiza testes de vulnerabilidade e monitoramento constante.
Neste mês, trazemos mais uma novidade, com o intuito de ajudar nossos clientes a se adequarem à LGPD. Acabamos de lançar um e-book especial que explica em profundidade a lei e sua aplicação, nosso papel e comprometimento com os clientes.
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (39)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)