Escrito por Diolene Machado – Marketing Ellevo.

Tic-tac, tic-tac e o relógio fluiu as horas;

Tic-tac, tic-tac passando o tempo e eu ainda não havia feito aquela tarefa importante que prometi entregar até o fim do dia… 

Faltava 1 hora para terminar o expediente e o sentimento de frustração ia tomando conta de mim porque durante todo o dia eu iniciei a tarefa e a deixei inacabada. Procrastinei! Fui levada a fazer novas atividades pois eram mais atrativas, mas como não se pode evitar, veio a cobrança!

– Você finalizou a tarefa?

Reagindo prontamente, logo expliquei que não consegui concluir devido a inúmeras interrupções e necessidades que surgiram no decorrer do dia, mas realmente me perguntei: Foi exatamente isto que aconteceu?

Mesmo entendendo que poderia terminar no dia seguinte, o sentimento de culpa por não ter concluído a tarefa durante o expediente e o temor por cair na armadilha da procrastinação, me motivou a continuar. 

Começei…

Tic-tac, tic-tac, respirei fundo, me concentrei e o trabalho fluiu. Enfim terminei!  

A entrega ativou uma sensação de alívio e satisfação que nem me importei com as horas a mais! Você já se sentiu assim?

Refletindo, percebi que fui pega pelo que conhecemos como “Efeito Zeigarnik”, comumente sentido ao final de um dia de trabalho/estudo. É aquela sensação incômoda que nos perturba quando temos alguma coisa inacabada, qualquer tarefa ou atividade. Aquele sentimento de culpa quando começamos algo e não terminamos, que sentimos ao longo do dia, mas que ficou ainda mais forte quando já havia iniciado o processo e chegou a hora de voltar para casa. É aquela voz interior que me impedia de deixar para depois. 

Segundo os estudos de Bluma Zeigarnik – psicóloga e psiquiatra responsável por identificar esse fenômeno – todos nós ficamos tensos quando temos algo que precisa ser feito e ainda não o fizemos. Essa tensão, essa sensação incômoda é a responsável por não nos permitir esquecer que temos alguma coisa pendente, algo que tem que ser finalizado. E esse sentimento só vai embora quando concluímos a tarefa.

As tarefas ou chamados, criados nos Sistemas Ellevo, permanecem abertos até que os fechamos, ou seja, o número de demandas cresce à medida que outras surgem e as antigas não são finalizadas. Isso instiga o Efeito Zeigarnik nos colaboradores para que cumpram suas responsabilidades, e fornece aos gestores a visão do fluxo de trabalho na empresa, podendo dar feedbacks mais assertivos a eles, atuando no aumento da produtividade, e melhoria de processos.

Se observarmos bem e cientes desse efeito em nossas vidas, podemos criar ambientes para melhorar nossa produtividade usando-o ao nosso favor. Afinal, nada como aquela sensação de dever cumprido.