Não é segredo para ninguém que a experiência do cliente é um fator crucial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é o consumidor quem dita boa parte da movimentação do mercado e garante a receita de um negócio. Para se ter uma ideia da importância de proporcionar uma experiência positiva para o cliente, 70% deles costumam voltar a fazer negócios quando possuem alguma reclamação resolvida com qualidade, segundo levantamento da Lee Resources.

E criar novas práticas incríveis depende não só da boa vontade de empresa, mas também de apoio tecnológico. A automação tem papel cada vez mais importante na experiência do cliente e nós separamos algumas dicas para sua empresa ficar de olho. Confira!

– Comece avaliando sua estrutura interna

Só atende bem seu cliente aquela empresa que tem boas práticas definidas e uma estrutura organizacional coerente. Então, antes de sair investindo em tecnologia, arrume a casa. Para isso, práticas como benchmarking podem ajudar a entender como o mercado está tratando a experiência do cliente. Converse com outras empresas que seja referência em atendimento ao cliente e veja quais práticas podem inspirar melhorias na sua empresa.

– Tenha um time bem treinado

Invista em desenvolvimento pessoal para que sua equipe esteja preparada a atender o cliente da melhor forma possível. Um estudo da companhia de software Glance chegou à conclusão de que, para se reverter uma experiência negativa são necessárias outras doze positivas. Portanto, é melhor contar com boas práticas e manter a rotina bem desenhada a fim de entregar aquilo que o cliente precisa.

– Com automação a experiência do cliente é mais assertiva

Ter tecnologia em seu processo de atendimento traz algumas vantagens. Como as que listaremos abaixo:

– Atendimento 24 horas por dia:

Já cogitou contar com um assistente virtual para resolver demandas recorrentes de atendimento? Além de agilizar processos e desafogar a rotina da equipe, um chatbot fica disponível em tempo integral. É uma maneira assertiva e de ótimo custo-benefício para manter um alto nível de resposta ao cliente. Mas, claro, seu chatbot deve ir além. Aposte em integrações com sua plataforma de gestão de atendimentos. Isso irá garantir a vantagem do tópico a seguir.

– Histórico de ações:

Quando você conta com automação através de uma plataforma de gestão de atendimentos, terá todo o histórico do cliente, mesmo que o primeiro contato tenha sido via assistente virtual. Isso evita, por exemplo, que a cada nova ligação ou contato o consumidor tenha que repetir toda a história para conseguir resolver algum problema. Só quem já passou por isso sabe o quão desagradável é perceber que a empresa não trata com cuidado as informações repassadas anteriormente.

– A automação ajudará na mensuração da qualidade do atendimento:

Quanto tempo seu time leva para resolver determinadas demandas? Qual o tempo de resposta ao cliente? Tudo isso pode ser mapeado com o apoio da automação. Uma plataforma desenvolvida para este fim, como é o caso da Ellevo, permite a extração de relatórios completos para mensuração da qualidade e agilidade no atendimento.

– Melhoria contínua:

Atender bem significa também atuar para resolver problemas recorrentes na empresa. Sejam eles de entrega ou característica de produto. Uma plataforma de atendimento permite a classificação dos chamados por tipo de problema e isso ajuda a empresa a identificar pontos de atenção. Afinal, mais do que proporcionar uma boa experiência ao cliente no atendimento, é fundamental atuar para a melhoria contínua.

Na sua empresa já existem ações de automação realizadas no processo de atendimento? Quais melhorias elas apresentaram ao negócio?