Gerenciamento interno dos processos hospitalares: como fazer
Segundo levantamento da Confederação Nacional da Saúde, o Brasil conta com mais de 4 mil hospitais somente na rede privada. Isso significa que o segmento tem grande destaque na saúde brasileira e o gerenciamento interno dos processos hospitalares merece destaque quando se fala da gestão destes negócios.
É através do gerenciamento que será possível organizar a rotina de trabalho, manter um bom fluxo de comunicação entre setores, definir e tratar gargalos e criar estratégias para otimização dos negócios.
Neste post, vamos falar sobre como fazer um bom gerenciamento interno dos processos hospitalares com apoio da tecnologia. Veja:
Comunicação interna eficiente
A primeira questão que precisa ser analisada quando se fala em gerenciamento do segmento saúde é que existem diversos setores independentes, mas interligados nestes negócios. Por exemplo: uma farmácia de um hospital precisa ser muito bem gerida e recebe demandas de diversos outros setores. Contar com uma plataforma para gestão de solicitações será fundamental para o controle da distribuição de medicamento, histórico de consumo, responsáveis por solicitações/retiradas, controle de investimentos.
Sem uma boa comunicação, muitos destes insumos acabam sendo desperdiçados ou mesmo dispersos no dia a dia de trabalho, causando custos elevados ao hospital.
O gerenciamento hospitalar também precisa levar em consideração as particularidades de cada setor. A área de internação é diferente do pronto atendimento, que tem necessidades muito heterogêneas se comparadas às unidades de exames ambulatoriais.
Manter a transparência na comunicação será fundamental para que cada área seja atendida dentro do timing e de forma correta. As solicitações de férias, por exemplo, devem ser geridas com precisão para evitar sobrecarga de trabalho ou falta de profissionais.
Neste cenário, centralizar pedidos em um centro de serviços compartilhados é uma estratégia bastante assertiva.
Atendimento de qualidade
Mais do que paciente, o usuário do sistema de saúde é também um cliente. No sistema privado, manter o bom atendimento é a melhor forma de idealizá-lo. Uma boa prática do gerenciamento hospitalar voltado ao atendimento ao cliente é dar mais autonomia a ele.
Um portal corporativo para consulta de exames agendados ou acesso a resultados é um diferencial que evita sobrecarga no atendimento telefônico ou pessoal.
Tecnologia a favor do gerenciamento hospitalar eficiente
Por fim, o setor de saúde tem evoluído gradativamente não só nas soluções e cuidados, mas também nas ferramentas de gestão. A integração de plataformas de atendimento, como a Ellevo, com softwares de gestão facilita, por exemplo, o acesso e controle de solicitações entre setores.
Mais do que dar ao paciente conforto e qualidade, o hospital precisa ter a preocupação de manter-se sustentável economicamente para continuar atuando. Reduzir gargalos com o apoio da tecnologia é uma ação necessária e urgente.
Como está a transformação digital na sua área? Saiba como podemos ajudá-lo a otimizar o seu gerenciamento hospitalar com apoio da tecnologia, clicando aqui.
Postagens relacionadas
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (39)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)