Um Centro de Serviços Compartilhados – CSC – é um conceito que alia organização, produtividade e foco. Ele nada mais é do que uma ferramenta para centralizar serviços complementares de diversas áreas de atuação, deixando estes setores focados em ações estratégicas para o core do negócio. E uma boa ferramenta de CSC garante que estes serviços que serão centralizados sejam eficientes.

A tecnologia certa, alinhada à gestão de pessoas e engajamento de lideranças, irá trazer ainda mais resultados ao CSC. Por isso, além de investir em tecnologia, é preciso estar atento a algumas questões no momento da adoção desse tipo de plataforma.

Neste post você confere 5 dicas para implantar uma ferramenta de CSC com sucesso. Veja:

1 – Antes de implantar uma ferramenta de CSC, crie um catálogo de serviços

Nós já falamos aqui sobre o que é e a importância de um catálogo de serviços em um CSC. Esse trabalho inicia com o mapeamento das atividades que serão aplicadas ao CSC e como é a rotina de atuação dos profissionais que as executam. A partir daí, com o apoio de um consultor especializados, sua empresa irá levantar pontos de melhoria para melhorar a produtividade e também ajustar processos para uma rotina mais transparente.

É o catálogo de serviços que contará com as informações sobre as atividades e os caminhos para executá-las. Ele será o Norte para a adequação da sua plataforma de CSC e fará com que a tecnologia seja aplica de forma correta à realidade do seu negócio.

2 – Liderança engajada

Contar com o apoio dos líderes no processo de implantação é essencial. Porque é através das atitudes das lideranças que a equipe também estará disposta a contribuir para a melhoria contínua. Portanto, seja transparente e envolva os líderes neste processo de adaptação do CSC e implantação de uma plataforma para gestão da área. Dê a eles autonomia em algumas situações envolvendo o projeto, além de métricas e propostas de entregas para que tenham papel atuante no processo.

3 – Mude o foco

Muitas empresas ainda insistem em gerir pessoas e, consequentemente, projetos, pelo tempo de dedicação a determinada atividade. Mais do que controlar o cumprimento do expediente, um CSC ajuda a liderança atuar por entregas. Então, quando há a adoção de uma plataforma de CSC, como a Ellevo, um painel de gestão à vista facilita o acompanhamento das entregas.

Há, sim, o monitoramento de tempo para a execução de atividades – pois isso ajuda na mensuração da produtividade. Mas o foco deixa de ser na quantidade de horas trabalhada do profissional e sim nas entregas realizadas neste período. Afinal, é a produção do colaborador que importa e não o cumprimento do expediente à risca.

Para se ter uma ideia, quando o foco se volta para a entrega, a produtividade tende a aumentar. Isso porque uma plataforma de gestão para o CSC permite verificação de histórico, automação de processos repetitivos e melhoria contínua. Empresas como a GRSA, por exemplo, aumentaram em 40% a produtividade após adotar a solução da Ellevo.

4 –  Invista em SLA e padrão de atendimento

Através de acordos de níveis de serviços, os SLAs, sua empresa poderá criar metas de atendimento e prever tempos de entrega para as demandas. Também conseguirá mensurar o cumprimento dos acordos e apoiar na organização dos serviços prestados no seu CSC.

5 – Aposte em automação

Essa é uma das grandes vantagens de uma plataforma de CSC com a Ellevo. Além de mapear a controlar as ações com foco em mais produtividade e qualidade das entregas, ela ainda apoia a automação dos processos. Com o uso de chatbots e plataformas de autoatendimento, por exemplo, muitos dos chamados que comumente são abertos e que são resolvidos de forma simples são automatizados. Para a equipe do CSC significa menos volume de trabalho e mais foco em processos complexos.

Saiba mais sobre automação aqui e entre em contato com nossos especialistas em CSC neste link.