Muitas empresas ainda têm dúvidas sobre a efetividade da inteligência artificial para a gestão de tarefas. Até porque para quem não é familiarizado com o conceito, entender como, de fato, a inteligência artificial opera ainda é um desafio. Nós já explicamos aqui sobre este conceito e seu uso, mas vale reforçar: existem diversas vantagens que a automação pode proporcionar ao seu negócio. Abaixo, listamos quatro vantagens da inteligência artificial para a gestão de tarefas. Confira!

1 – Redução do volume do trabalho operacional

Com certeza você já se deparou com essa situação: uma série de ações operacionais precisam ser executadas todos os dias pela sua equipe. E muitas delas não resultam em iniciativas que tragam ganhos para o seu negócio. É o que chamamos de tarefas repetitivas. Assim, boa parte da rotina é consumida por essas tarefas enquanto as ações que realmente fazem a diferença para a empresa se acumulam a cada expediente.

Quando há a introdução de inteligência artificial neste processo, muitas atividades operacionais são eliminadas e o seu time pode atuar em ações mais estratégicas. Um exemplo da redução de trabalho pode ser o setor de RH. Quando a empresa utiliza inteligência artificial para a gestão de tarefas, pode usar um assistente virtual para realizar a entrega de segunda via do holerite, consulta de férias e benefícios. Tudo isso sem que o time de gestão de pessoas tenha que interferir.

2 – Disponibilidade de atendimento 24 horas por dia

Um dos fatores mais importantes para o relacionamento com o cliente é o atendimento. Não é à toa que tantos negócios investem em chatbots e assistentes virtuais. Esses mecanismos de inteligência artificial estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e garantem atendimento em tempo real. Diversas solicitações são resolvidas por meio destas soluções, sem que gere uma tarefa a mais para a  equipe de atendimento.

Os assistentes virtuais também podem facilitar a rotina interna da empresa, facilitando a pesquisa de informações ou a realização de atendimentos simples, como solicitação de nova senha ao help desk.

3 – Profissionais focados no core do negócio

Quando você investe em inteligência artificial, a gestão de tarefas da sua equipe fica mais transparente. Isso porque é possível direcionar as pessoas para iniciativas que estejam mais ligadas ao resultado da sua empresa. Ao invés de responder dúvidas comuns e frequentes, o time pode direcionar a energia para implantar melhorias em processos, serviços e produtos.

Outro fator é que soluções como RPA executam uma série de ações dentro dos softwares, eliminando o trabalho manual. Estes robôs realizam desde pesquisa dentro dos sistemas até respostas necessárias para determinada tarefa. Basicamente, imitam a ação humana para garantir mais agilidade na rotina da empresa.

4 – Dados relevantes para o negócio

Por fim, não podemos deixar de destacar o papel estratégico da inteligência artificial para a gestão de tarefas. Com estas soluções é mais fácil mensurar, por exemplo, o tipo de tarefa mais comum e repetitiva na rotina de determinada área da empresa. Com estes levantamentos em mãos, o negócio pode seguir investindo assertivamente em seu ciclo de automação, conquistando maior lucratividade. É fazer mais com menos: equipe focada, rotina automatizada, entregas ágeis e eficientes.

E você, como tem usado a inteligência artificial no seu negócio? Como essa tecnologia poderia mudar a forma como seu time realiza as tarefas diárias?