Menos custos e mais lucratividade: como a automação vai ajudar seu negócio
Garantir uma boa margem de lucro para o negócio é o objetivo de qualquer empresa. Mas conquistar esse tipo de resultado nem sempre é fácil. Atingir a lucratividade só é possível quando há redução de custos e alta produtividade. E para isso, a automação dos processos é essencial e uma das atitudes mais frequentes em empresas bem-sucedidas.
Para entender melhor como a automação impacta na lucratividade, confira aqui como adotar iniciativas tecnológicas e os benefícios de cada uma delas.
O que dizem as empresas que investem em automação
Para se ter uma ideia do impacto que tecnologias para automação trazem nos negócios basta ver o que apontam pesquisas globais. Um recente estudo da Capgemini com mais de 400 executivos de TI de grandes organizações de oito países apontou que projetos de automação aumentaram a lucratividade de 75% dos negócios ouvidos.
Isso significa que um alto índice de empresas que investem em sistemas de controle e melhoria de processos sentem os resultados já em curto prazo.
Mas afinal, como automatizar mais processos para ter mais lucratividade?
Além de identificar internamente, por meio de consultorias e estudos sobre a gestão da empresa, é preciso começar o processo de automação pela rotina interna. Muitas vezes a lucratividade é consumida por processos internos truncados, com falhas na comunicação e muita demanda operacional.
Com o home office e o modelo híbrido de trabalho, esse quadro se agravou ainda mais. Sem a presença física das equipes, muitas informações e o próprio fluxo de trabalho se tornaram confusos.
Então, o primeiro passo para aumentar a lucratividade é criar um workflow interno eficiente. Para isso, aposte em automação no cerne do negócio: reduza o trabalho operacional das equipes naquelas tarefas que não estão ligadas ao core da empresa, mas demandam muito tempo de trabalho. Por exemplo: tarefas internas como as solicitações ao RH ou à infraestrutura de TI nem sempre são vistas como trabalho, porque não geram, diretamente, receita. No entanto, elas implicam diretamente no trabalho estratégico e demandam alto volume de tempo e dedicação da equipe.
Um bom sistema de gestão de tarefas, além de facilitar o acesso a informações para execução de algumas iniciativas, reduz tarefas operacionais. Um assistente virtual, por exemplo, pode ser aplicado para resolver dúvidas simples da equipe interna, como recuperação de senhas de acesso, consulta de benefícios, solicitação de férias e outras questões.
Identifique os gargalos que acabam com a sua produtividade
Outro fator fundamental da automação é que muito daquilo que é feito de forma empírica (como o contato com o cliente, a comunicação entre departamentos e a solicitação de informações e tarefas a outros profissionais) passa a ser mapeado e otimizado. Por exemplo: com uma plataforma que gerencia o fluxo de tarefas, é possível agendar ações recorrentes, direcionadas automaticamente a cada período em que é necessário que sejam executadas (como renovação de contratos, contato com cliente, manutenção de maquinários).
Isso significa menos custos com multas por atrasos, danos à infraestrutura por falta de manutenção preventiva, mais controle de produtividade da equipe, que pode mapear o tempo gasto com atividades e reduzir o desperdício de horas em busca de informações mal armazenadas.
Além disso, a produtividade impacta diretamente na lucratividade das empresas. Fazer mais com menos é cada vez mais importante, visto que o custo com gestão de pessoas é um dos fatores que mais compromete o caixa. Reduzir a tarefa operacional significa manter a equipe focada na estratégia do negócio e utilizar as pessoas para aquilo que máquina nenhuma é capaz de fazer: criação, criatividade e desenvolvimento de iniciativas de inovação.
Enquanto isso, atendimentos simples ao cliente, atividades operacionais, armazenamento de informações e outras questões burocráticas podem ser resolvidas pela sua plataforma de automação de processos, como a Ellevo, por exemplo. Empresas como Gruppen, Renault e Fiesc já contam com nossa plataforma para aumentar a lucratividade e reduzir custos através da automação.
Para saber mais sobre como podemos ajudar o seu negócio a performar, entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração gratuita.
Postagens relacionadas
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (39)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)