Há um ano boa parte das empresas de todo o mundo precisaram reorganizar suas rotinas. Com a pandemia, o home office foi a solução encontrada para a manutenção das atividades e garantia de segurança dos profissionais. Aqui na Ellevo, por exemplo, implantamos o Home Work, um novo formato de atuação que conta, inclusive, com a contratação de profissionais em diferentes regiões do Brasil. Mas, afinal, como acompanhar as metas no home office? É possível manter a produtividade neste modelo de trabalho?

Neste post separamos algumas dicas para que a sua empresa possa reorganizar demandas e rotinas e garantir o acompanhamento de metas no home office. Veja como criar uma rotina produtiva para mensurar a produtividade do seu time remoto.

Mantenha um cronograma de reuniões

Uma das questões mais importantes do trabalho remoto é a manutenção da comunicação entre as pessoas. Quando trabalham no mesmo ambiente, é muito fácil para os profissionais tirarem dúvidas, ajustarem conduta e organizarem determinada tarefa. No home office nem sempre essa comunicação é aberta e transparente, o que dificulta a produtividade.

Para acompanhar as metas e apoiar os times na conduta de atuação e entregas, estabeleça alguns critérios. O primeiro deles é manter um cronograma de reuniões para que todos estejam alinhados e seja possível mensurar o andamento das ações.

Uma dica é realizar pequenas reuniões semanais e checklists diários para acompanhamento dos projetos. Alguns minutos e pronto! Todos estão bem informados sobre as demandas.

Centralize demandas em um sistema de gestão que envolva os colaboradores no escritório e os remotos

Não tem como fugir: se você quer garantir um acompanhamento de metas eficiente é preciso investir em tecnologia. uma plataforma de gerenciamento de tarefas é o caminho mais seguro e transparente para isso. Nesse tipo de sistema, os profissionais registram suas atividades e a solicitação de tarefas a outras áreas, garantindo que todo o processo seja mapeado. Com estes dados é possível entender se as pessoas estão cumprindo suas metas de produção ou se algum imprevisto ocorreu para justificar algum atraso em entregas.

Além disso, é a maneira mais confiável de se acompanhar metas e garantir o cumprimento de SLAs com os clientes.

Analise relatórios de produtividade

Este é outro fator crucial para o acompanhamento de metas no home office. Depois de automatizar o registro e acompanhamento das atividades, definindo uma plataforma específica para este fim, fica mais fácil mensurar as atividades. Não deixe de extrair relatórios periódicos que apontem as entregas dos profissionais e, assim, gerenciar a rotina de entregas.

Um dos benefícios dos relatórios de produtividade, além da visão transparente sobre as entregas, é a possibilidade de identificação de gargalos na rotina. Se a equipe passa muitas horas realizando tarefas operacionais, a automação dessas atividades é uma boa oportunidade para aumentar o nível das entregas.

Por exemplo: um assistente virtual pode desafogar o atendimento de diversos setores, permitindo ao solicitante que consulte automaticamente informações, sem a necessidade de interação humana. Assim, há ganhos em duas frentes: com o aumento da produtividade e a redução de custos com equipe, horas extras e outros fatores que implicam no dia a dia de trabalho.

Na sua rotina de home office, quais outras iniciativas foram adotadas para que a mensuração da produtividade fosse possível? Como anda a comunicação entre profissionais e qual o papel da tecnologia para a melhoria contínua da gestão?