Minha demanda de help desk cresceu: E agora?
Inicialmente, uma pequena equipe dentro da sua empresa era destinada ao help desk. Com os registros abertos, esses profissionais atendiam remotamente os solicitantes, garantindo a configuração de e-mails, resolução de falhas em sistemas ou impressoras e outras demandas relacionadas à TI. Porém, com o crescimento do negócio, esse tipo de tarefa pode se tornar complexa e ineficiente se não acompanhar essa evolução.
O primeiro passo para garantir eficiência ao help desk é acompanhar o crescimento das demandas. Isso pode ser feito através de uma análise do histórico de chamados recebidos. É importante também entender que não é só o volume que implica na rotina do setor, mas também o tipo de solicitação que se recebe. Se na sua empresa o crescimento tem sido uma constante, comece pela organização.
Muitas empresas optam por adotar plataformas para gestão dessas tarefas e controle dos chamados recebidos. A tecnologia é, sim, fundamental, mas sozinha não irá resolver o problema.
Organize o help desk
A organização dos processos e a aplicação de uma rotina de trabalho irão garantir maior facilidade na aplicação da tecnologia posteriormente. É preciso classificar, por exemplo, demandas prioritárias das menos urgentes. Assim é possível garantir a execução de serviços essenciais na empresa, sem que sejam prejudicados pela demora no retorno.
O seu setor de help desk precisa receber ainda algumas métricas em relação ao atendimento. Entre elas, as mais comuns são o prazo para retorno e fechamento de um chamado, número de solicitações atendidas no mês e ainda problemas reincidentes. Com todas estas questões bem desenhadas, é hora de optar por uma plataforma que irá consolidar dados e trazer automatização para algumas das tarefas.
Qual a melhor plataforma para o meu negócio?
Um negócio que começa a crescer precisa de um sistema para help desk que acompanhe essa evolução. Entre as questões que devem ser observadas antes da aquisição, essa é uma delas. Muitas empresas adotam soluções que necessitam de investimentos em infraestrutura, o que pode prejudicar os investimentos e manutenções. Softwares em nuvem reduzem esse custo, além de serem acessados facilmente sem danos à segurança da informação.
Opte também por uma plataforma que possa ser integrada a outros setores da empresa ou mesmo outros sistemas. Isso irá facilitar a abertura de chamados e acompanhamento de retornos.
Por fim, não abra mão da possibilidade de processos automatizado. Uma das questões que mais toma tempo no help desk é a mensuração dos dados. Se a equipe ou o gestor precisam analisar manualmente as informações, a tomada de decisão é demorada e nem sempre resulta em melhorias efetivas. No caso da plataforma Ellevo, por exemplo, é possível gerar relatórios em relação a horas, número e tipos de atendimento em alguns cliques. Assim, além de organização, o seu negócio ganhará em redução de tempo e custos.
Postagens relacionadas
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (40)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)