O que a pandemia nos ensinou sobre produtividade?
Basta uma breve conversa com profissionais de diferentes áreas de atuação para perceber que a produtividade ganhou novos contornos em 2020. Enquanto alguns colaboradores se sentiram sobrecarregados, com o expediente sendo “invadido” por questões familiares e pessoais, outros aproveitaram a pandemia para buscar novos conhecimentos. Mas, afinal, como anda a nossa produtividade?
Neste post reunimos alguns levantamentos sobre o assunto. Veja como profissionais de diversas áreas analisaram a produtividade de seus times em 2020 e responda: como foi na sua empresa?
Produtividade além do lucro
Você sabia que ter um trabalho produtivo (com uma empresa que ofereça ferramentas e tecnologia pra isso) e se sentir produtivo vai além do lucro? Quando uma empresa zela pelo bem-estar de seus profissionais, seja com gestos simples ou grandes ações, eles retribuem mesmo que inconscientemente. Um levantamento feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, mostrou que funcionários felizes são 12% mais produtivos que os demais.
Portanto, o primeiro passo para promover a produtividade e um ambiente propício para entregas de alto nível é focar nas pessoas. Pequenos gestos diários tornam a cultura da empresa um ambiente mais acolhedor e colaborativo. Invista em feedbacks e alinhamentos frequentes, em relações de confiança entre líderes e liderados e transparência na comunicação.
Afinal, a produtividade é um fator chave para negócios que buscam expandir suas operações e aumentar a margem de lucro. A receita, no fim das contas, é consequência de uma equipe bem engajada.
Como anda a produtividade do brasileiro?
Antes da pandemia, muitos profissionais acabavam passando mais tempo cumprindo horário do que produzindo, de fato. O antigo modelo de “comando – controle” ainda estava muito presente nas empresas e reduzia a liberdade do profissional. Uma pesquisa da Workfront de 2018, por exemplo, mostrou que apenas 39% do tempo diário de expediente era, de fato, produtivo.
Com a ascensão do home office, muitas coisas mudaram na rotina de trabalho. Uma das questões é que muitas pessoas passaram a entregar mais atuando de casa. No entanto, é fundamental estabelecer limites entre expediente e funções pessoais. Uma pesquisa da Universidade de Illinois monitorou diversos profissionais durante cinco semanas e descobriu que aqueles que tinham hora para encerrar/iniciar o expediente e respeitavam estes limites foram mais produtivos. Portanto, vale o reforço com a sua equipe: é preciso saber separar funções profissionais das pessoais.
Na pandemia, o trabalho remoto cresceu ainda mais e com ele a produtividade. Um levantamento da Harvard Business Review apontou que o número de reuniões e atividades necessárias caiu consideravelmente em 2020, dando aos profissionais mais tempo para focarem em ações realmente relevantes. Assim, passaram a dedicar apenas 26% do tempo a reuniões, contra 40% do tempo em 2013, por exemplo.
Já para 41% dos profissionais ouvidos pela DataSenado, trabalhar de casa aumentou a produtividade. Encontrar o ponto de equilíbrio entre vida privada e trabalho em casa, no entanto, segue sendo um desafio. Diante disso, surgem os modelos híbridos de trabalho, que intercalam expediente nas empresas e em casa. Ganham os dois lados: a empresa reduz custos de estrutura enquanto mantem um ambiente para encontros pontuais e de alinhamento das equipes. E ganham os colaboradores, com versões menos rígidas de expediente. O que a sua empresa mudou, visando focar em produtividade? Já avaliou criar modelos flexíveis para reter talentos e seguir com entregas eficientes?
Como mensurar a produtividade da sua equipe?
Você sabia que a maneira mais eficiente de acompanhar a produtividade do seu time é com apoio tecnológico? Soluções como a Plataforma Ellevo, que apoia na gestão de tarefas e na extração de relatório sobre atividades realizadas, permitem que o gestor avalie as entregas do time. Quer saber como a plataforma funciona, na prática? Entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração!
Postagens relacionadas
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (39)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)