2020 foi, sem dúvidas, um ano de grandes desafios. As mudanças foram inúmeras e a reclusão necessária por conta da pandemia acelerou novos modelos de trabalho. Entre os conceitos que agora precisam estar no planejamento estratégico das empresas estão home office, atuação anywhere, reuniões virtuais, modelo híbrido de trabalho. Implantar estes modelos não é apenas um desafio no quesito gestão de pessoas, mas também na manutenção do compliance do negócio.

Neste post separamos algumas dicas essenciais para quem está ajustando o modo de trabalho na empresa e precisa manter o compliance dos negócios. Veja como o planejamento estratégico pode ser o momento ideal para a doção de boas e eficientes práticas de atuação:

É hora de redefinir o planejamento estratégico

Com a economia ainda instável e as mudanças cada vez mais aceleradas, é importante rever o planejamento da empresa. Por isso, antes de definir novos formatos de trabalho é fundamental ajustar a rota do negócio. As metas são as mesmas? Há novos produtos ou serviços que mereçam mais atenção? Como anda a produtividade das equipes?

Um conselho consultivo composto por profissionais de vasta experiência em diferentes áreas pode ser uma estratégia assertiva para o momento. Estes executivos ajudarão o seu negócio a se adaptar às mudanças e enxergar além das portas da empresa as oportunidades de crescimento.

Outro fator do planejamento estratégico é a revisão crítica do período anterior. Quais iniciativas foram assertivas em 2020? A equipe se adaptou ao home office? Quais foram os erros mais comuns?

Por fim, seu planejamento estratégico precisa ser baseado em segurança. É aí que entra o compliance, ou seja, o cumprimento de leis e boas práticas para uma atuação ética na empresa. Com os profissionais distantes fisicamente, manter estas boas práticas é ainda mais desafiador e necessário. Quais as ações sua empresa realizou para garantir o compliance? Houve orientação em relação a atuação das equipes?

Na prática:  3 atitudes do planejamento estratégico com foco em compliance

Depois de analisar as questões que colocamos acima, é hora de ajustar a conduta das equipes, garantindo o compliance da empresa. Separamos 3 iniciativas que precisam estar no seu radar e no planejamento estratégico de 2021:

– Tenha um canal transparente de comunicação: inicie o ano instituindo as ferramentas oficiais de comunicação para a equipe e deixe claras as regras de uso. Microfone/câmeras abertas nas reuniões, registro de todas as atividades no sistema escolhido pela empresa e formato de distribuição das funções e responsabilidades precisam ser definições deste período. Assim, seu negócio dá o primeiro passo para o engajamento da equipe e controle das informações, com foco em gestão do conhecimento.

                 – Estipule as regras para novos modelos de atuação: seja na adoção de um formato híbrido de trabalho, home office ou retorno gradual ao escritório, as regras precisam ser claras. É preciso utilizar a tecnologia como aliada para que o planejamento estratégico saia do papel. Definida as normas que devem ser seguidas na conduta dos profissionais e crie uma rotina de alinhamento entre líderes e colaboradores, a fim de garantir que as novas regras sejam cumpridas.

                – Invista em treinamento das equipes: você já revisou a atuação, escolheu a plataforma ideal para a gestão das atividades e instituiu o formato de trabalho a ser seguido? Não deixe de investir em treinamento das equipes. Aposte não só na disseminação de boas práticas que garantam o compliance, mas também em treinamentos para revisão de uso das tecnologias adotas, e, principalmente, na gestão correta dos dados. Com a LGPD em vigor, evitar vazamentos é uma questão que implica diretamente no compliance.