Já imaginou se, além de criar uma rotina bem definida de processos, a sua empresa também pudesse prever quais demandas irão surgir com mais frequência no futuro próximo? A previsibilidade de demandas já é um conceito reconhecido em grandes indústrias. Neste segmento, gestores costumam analisar informações contidas em seus sistemas, relacionadas aos resultados comerciais e a gestão de estoque para manter e equilibrar a produção, garantindo disponibilidade de produtos.

Mas você sabia que é possível aplicar o conceito de previsibilidade de demandas para a gestão do fluxo de trabalho da sua empresa? Confira neste post como!

Alinhando estratégias para o crescimento

Um dos grandes desafios das empresas é seguir crescendo sem aumentar o custo de manutenção dos negócios. Para isso é necessário que a empresa consiga ampliar suas entregas mesmo com equipes enxutas. Neste cenário, é essencial que haja um mapeamento do fluxo de trabalho. Em empresas que já utilizam sistemas para a gestão de atividades e processos, é comum que haja um catálogo de serviços.

É neste catálogo que estão descritas as rotinas para atendimetno e solicitações. Por exemplo: o que cada área da empresa atende e quais caminhos devem ser seguidos para a realização de solicitações. Assim, um funcionário que precisa de algo do RH já sabe quais infos deve enviar junto com a solicitação. Garante assim facilidade e agilidade no atendimento.

Essa estratégia é essencial para que a previsibilidade de demandas entre em cena. Por isso, antes de colher os resultados e tomar decisões com base em dados confiáveis, o gestor deve organizar a casa. Nós falamos sobre organização de fluxos de processos em outro post, confira aqui. Também veja mais sobre o que são os acordos de níveis de serviço, os SLA. Eles são importantes para a organização do fluxo de processos.

Um diferencial na adversidade

Empresas com fluxos bem definidos conseguem ajustar rapidamente seu modelo de atuação em situações desafiadoras. Um exemplo é a pandemia do novo coronavírus. As limitações trazidas pelas medidas de distanciamento foram menos prejudiciais para negócios que já contavam com uma boa gestão do fluxo de trabalho. Mesmo com a atuação remota, puderam seguir com a rotina.

A organização, aliás, é um grande trunfo para qualquer negócio, em qualquer cenário. E é o primeiro passo para a previsibilidade das demandas. Com fluxos bem definidos, é hora de utilizar a tecnologia a seu favor.

Automação para a gestão eficiente e a previsibilidade das demandas

 A tomada de decisão baseada em dados é a vantagem principal da previsibilidade das demandas. Por exemplo: se a sua empresa conta com uma plataforma para gestão de atividades e solicitações, consegue verificar quais demandas tomam mais tempo dos profissionais e quais os pontos críticos da rotina da organização. Assim, além de automatizar processos e atendimentos através de soluções de inteligência artificial – como o uso de chatbots para agilizar demandas simples vindas do cliente externo – a empresa pode reajustar o fluxo.

Além disso, ao ter em mãos indicadores sobre a produtividade das equipes, a empresa sabe exatamente quais os pontos podem ser melhor explorados, agilizando assim entregas e projetos. Por fim, estes dados são essenciais para a gestão de novos investimentos e do potencial de produção da empresa.

Saiba mais sobre previsibilidade das demandas e como a plataforma Ellevo pode apoiar o seu negócio neste sentido falando com nossos especialistas.