No final de cada ano, o RH tem o desafio de analisar a produtividade da equipe para premiar os profissionais que se destacam.

Cada dia, mais pesquisas demonstram que colaboradores que se sentem valorizados possuem maior produtividade e entregam trabalhos com melhor qualidade à empresa, trazendo diversos benefícios. Em contrapartida, colaboradores desmotivados, que não se sentem reconhecidos, podem falhar na qualidade dos serviços e não se sentem motivados a evoluir e fazer a empresa crescer.

Confira como você pode mensurar e reconhecer os colaboradores mais produtivos:

– Verifique o número de atendimentos realizados

Vamos ao ponto: Usar uma solução tecnológica para isso é bem mais fácil do que acompanhar planilhas de Excel. Quando se fala de colaboradores responsáveis por atendimento – internos ou externos – basta acessar os registros realizados por cada profissional a partir de relatórios que o sistema gera automaticamente. Essa técnica vale para qualquer área, do comercial ao RH. Com uma ferramenta de gestão de serviços os gestores também conseguem analisar as funções de cada colaborador e a partir daí realizar mudanças necessárias para melhoria de desempenho da equipe.

Se a sua companhia ainda não conta com uma solução tecnologia para isso a análise será mais demorada e os dados nem sempre serão totalmente confiáveis. Será preciso dedicar mais tempo para a tarefa, analisando relatórios de vendas e de atividades, viagens realizadas, clientes atendidos na área comercial, novas contas e cancelamentos. O processo manual acaba obrigando que cada profissional seja avaliado individualmente. Uma saída é observar os relatórios e anotações dos feedbacks realizados durante o ano e como cada profissional reagiu a eles.

– Mensuração também deve ser qualitativa

Não basta saber quanto, mas como os profissionais produziram. Vale uma pesquisa com os clientes atendidos por cada um deles, uma avaliação interna e também os dados consolidados no seu sistema. Quantos clientes continuam na carteira graças ao bom contato dos seus colaboradores? Quantos voltaram a comprar? Essas são algumas informações primordiais na análise. Pesquisas automáticas ao final dos atendimentos, como você já deve ter respondido alguma vez, são formas eficientes, práticas e automatizadas de fazer esta avaliação.

– Cargos e salários não são as únicas formas de reconhecimento

Em época de crise, nem sempre a empresa terá orçamento para fazer uma promoção. No entanto, algumas ações – que não oneram o orçamento – são essenciais. Reconheça publicamente os esforços da equipe, dando destaque para quem teve os melhores resultados. Verifique se pode contribuir para que este profissional se sinta mais à vontade no trabalho – ele pode assumir uma importante conta da empresa, ter mais liberdade de horário, ganhar um dia de folga.

– Dê à equipe ferramentas para continuar se destacando

Só é possível realizar um bom trabalho se a empresa disponibiliza ferramentas para tal. E a tecnologia é também a melhor forma de mensurar os resultados. Alguns sistemas e plataformas do mercado permitem que os colaboradores registrem cada uma das atividades, o tempo que levaram para executá-las e também o resultado. Assim, no próximo ano, a mensuração dos resultados será mais rápida e confiável.

Quais destas práticas você pode implantar agora na sua empresa?