A busca pela produtividade na área de gestão de pessoas é constante. Acumular múltiplas funções em uma área que até pouco tempo era responsável apenas pela folha de pagamento é a realidade de quem atua com Recursos Humanos. Ela é cada vez mais cobrada e o setor está se reinventando. O setor está ganhando uma nova cara, muito mais atuante na gestão de pessoas. Tanto que em grandes empresas o setor ganha uma nova denominação: Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).

Por isso é fundamental que empresas e gestores apostem cada vez mais em organização e ferramentas que auxiliem no controle das ações e no consequente aumento da produtividade da equipe. Abaixo elencamos cinco passos para tornar o setor mais eficiente:

Tenha controle de informações e atribuições

Nenhum profissional deve ser insubstituível. As atribuições precisam estar claras e o andamento de cada tarefa, registrada em local público para que o gestor tenha um controle global do trabalho. Mais do que organizar contratações e demissões, o RH tem o desafio de motivar e cativar pessoas e traçar estratégias para a retenção de talentos. O primeiro passo é contar com uma equipe bem alinhada e que poderá dar continuidade a qualquer ação caso o profissional responsável por ela não possa comparecer à empresa.

Conte com ferramentas para mensurar a produtividade no RH

Para aumentar a produtividade da equipe é preciso mensurar quanto cada profissional produz. Um grande aliado neste momento é um sistema de registro de atividades, que centralize em um único canal todas as ações realizadas. Ao cadastrar suas atribuições, o profissional da área de gestão de pessoas mostra também seu potencial e como está contribuindo para o crescimento da empresa. Com estes dados em mãos fica mais fácil avaliar quais ações precisam ser revistas e quais incluídas. É possível ainda perceber onde a equipe está deixando a desejar e quais os pontos fortes da atuação de cada profissional. Além disso, através de um centro de serviços compartilhados pode-se reduzir o tempo e custos com atividades que exijam uso de e-mail e telefone, já que o contato pode ser via sistema.

Invista em KPIs

Mostrar a importância da gestão de pessoas também passa por indicadores de desempenho. É preciso mensurar não só a produtividade, mas todo o trabalho da equipe e da companhia como um todo. Apostar nos KPIs (Key Performance Indicators) ou “Indicadores Chave de Desempenho”, é uma boa dica para elevar a produtividade. Isso porque através do controle das informações, como já citamos acima, ficará mais fácil medir questões ligadas à gestão de pessoas, como o índice de turnover, investimentos em treinamento/desligamento, despesas do setor, motivações para saída de profissionais, números de contratações em determinado período. Esses dados não só facilitam a tomada de decisão do RH, consequentemente, a melhoria na produtividade e a identificação de problemas se torna muito mais rápida, como garantem um acompanhamento sistemático da gestão de pessoas. A sua empresa já pensou em ter no setor um monitor que mostre a quantidade de tarefas que cada funcionário executou ou que estão na sua fila de atividades para serem realizadas?

Organize e aplique feedbacks

Outro passo primordial para aumentar a produtividade na área é a realização de feedbacks. É preciso ouvir o que os profissionais que estão diretamente em campo têm a dizer. Registrar e avaliar sugestões de melhoria são atitudes que contribuem para um trabalho mais eficiente. O feedback é ainda uma ferramenta valiosa para alinhar com os profissionais ações que precisam de mais atenção, melhorias necessárias no desempenho e mais atenção para questões consideradas fundamentais para a empresa.

Aposte em reuniões periódicas

Para manter a equipe sempre motivada e aumentar a produtividade, além dos feedbacks, as reuniões periódicas são uma ótima ferramenta. Elas não devem ser extensas nem desnecessárias, mas focadas nos pontos que mais apontam problemas dentro da gestão de pessoas e no próprio desempenho da equipe. Estes momentos servem para apresentação dos resultados alcançados e gravados no sistema que citamos anteriormente. Também são essenciais para definições de novas estratégicas e alinhamento de ações com resultado abaixo do esperado.

 

Tem dificuldade de avaliar os colaboradores na hora do feedback e teme não fazer a avaliação de forma correta? Além disso, como você acompanha os assuntos de reuniões em relação a prazos e responsáveis de forma que nada se perca? Conte agora com indicadores de produtividade e entrega de todos os setores da empresa.

Entre em contato com a Ellevo!