Produtividade no RH: cinco passos para melhores resultados
A busca pela produtividade no RH é constante. Acumular múltiplas funções em uma área que até pouco tempo era responsável apenas pela folha de pagamento é a realidade de quem atua com Recursos Humanos. Ela é cada vez mais cobrada e o setor está se reinventando. O setor está ganhando uma nova cara, muito mais atuante na gestão de pessoas. Tanto que em grandes empresas o setor ganha uma nova denominação: Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
Por isso é fundamental que empresas e gestores apostem cada vez mais em organização e ferramentas que auxiliem no controle das ações e no consequente aumento da produtividade da equipe. Abaixo elencamos cinco passos para tornar o setor mais eficiente:
Tenha controle de informações e atribuições
Nenhum profissional deve ser insubstituível. As atribuições precisam estar claras e o andamento de cada tarefa, registrada em local público para que o gestor tenha um controle global do trabalho. Mais do que organizar contratações e demissões, o RH tem o desafio de motivar e cativar pessoas e traçar estratégias para a retenção de talentos. O primeiro passo é contar com uma equipe bem alinhada e que poderá dar continuidade a qualquer ação caso o profissional responsável por ela não possa comparecer à empresa.
Conte com ferramentas para mensurar a produtividade no RH
Para aumentar a produtividade da equipe é preciso mensurar quanto cada profissional produz. Um grande aliado neste momento é um sistema de registro de atividades, que centralize em um único canal todas as ações realizadas. Ao cadastrar suas atribuições, o profissional da área de gestão de pessoas mostra também seu potencial e como está contribuindo para o crescimento da empresa. Com estes dados em mãos fica mais fácil avaliar quais ações precisam ser revistas e quais incluídas. É possível ainda perceber onde a equipe está deixando a desejar e quais os pontos fortes da atuação de cada profissional. Além disso, através de um centro de serviços compartilhados pode-se reduzir o tempo e custos com atividades que exijam uso de e-mail e telefone, já que o contato pode ser via sistema.
Invista em KPIs
Mostrar a importância da gestão de pessoas também passa por indicadores de desempenho. É preciso mensurar não só a produtividade, mas todo o trabalho da equipe e da companhia como um todo. Apostar nos KPIs (Key Performance Indicators) ou “Indicadores Chave de Desempenho”, é uma boa dica para elevar a produtividade. Isso porque através do controle das informações, como já citamos acima, ficará mais fácil medir questões ligadas à gestão de pessoas, como o índice de turnover, investimentos em treinamento/desligamento, despesas do setor, motivações para saída de profissionais, números de contratações em determinado período. Esses dados não só facilitam a tomada de decisão do RH, consequentemente, a melhoria na produtividade e a identificação de problemas se torna muito mais rápida, como garantem um acompanhamento sistemático da gestão de pessoas. A sua empresa já pensou em ter no setor um monitor que mostre a quantidade de tarefas que cada funcionário executou ou que estão na sua fila de atividades para serem realizadas?
Organize e aplique feedbacks
Outro passo primordial para aumentar a produtividade na área é a realização de feedbacks. É preciso ouvir o que os profissionais que estão diretamente em campo têm a dizer. Registrar e avaliar sugestões de melhoria são atitudes que contribuem para um trabalho mais eficiente. O feedback é ainda uma ferramenta valiosa para alinhar com os profissionais ações que precisam de mais atenção, melhorias necessárias no desempenho e mais atenção para questões consideradas fundamentais para a empresa.
Aposte em reuniões periódicas
Para manter a equipe sempre motivada e aumentar a produtividade, além dos feedbacks, as reuniões periódicas são uma ótima ferramenta. Elas não devem ser extensas nem desnecessárias, mas focadas nos pontos que mais apontam problemas dentro da gestão de pessoas e no próprio desempenho da equipe. Estes momentos servem para apresentação dos resultados alcançados e gravados no sistema que citamos anteriormente. Também são essenciais para definições de novas estratégicas e alinhamento de ações com resultado abaixo do esperado.
Tem dificuldade de avaliar os colaboradores na hora do feedback e teme não fazer a avaliação de forma correta? Além disso, como você acompanha os assuntos de reuniões em relação a prazos e responsáveis de forma que nada se perca? Conte agora com indicadores de produtividade e entrega de todos os setores da empresa.
Postagens relacionadas
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (39)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)