O crescimento dos negócios traz consigo desafios diários para a gestão de filiais. Hoje vamos falar sobre estes desafios e como você pode tornar a gestão das diferentes unidades da sua empresa mais eficiente.

Confira algumas dicas para otimizar o trabalho dos gestores, reduzir custos e garantir um controle efetivo da sua empresa, diretamente da matriz:

Acompanhamento periódico

O primeiro passo para o fortalecimento e a gestão otimizada das filiais é um acompanhamento periódico da atuação de cada unidade. Ele não precisa, necessariamente, ser realizado pessoalmente, mas é importante que, através de um sistema remoto, gestores estejam a par do que está acontecendo.

Tenha em mãos dados atualizados de despesas, faturamento, desempenho e atuação dos profissionais. Busque realizar também reuniões periódicas com as equipes de liderança, in loco ou remotas. É importante, tanto para o controle dos negócios quanto para o fortalecimento da equipe, esta proximidade entre matriz e filial.

Padronização de Processos

Se diferentes unidades de um mesmo negócio atuam de forma descoordenada, o controle é muito mais complexo. Por isso, é importante adotar um formato padronizado de atuação, que vai do atendimento ao cliente a pequenas manutenções prediais. Cobre dos líderes que estas atitudes sejam realizadas conforme o DNA da empresa. Conscientize a equipe da importância de um mesmo negócio, embora em locais diferentes, agir da mesma forma, para que a empresa se consolide com uma forma única de atuação.

Na gestão de filiais, é preciso ter uma equipe preparada

Seja na abertura de uma nova filial ou na gestão de unidades já consolidadas, é fundamental que a equipe esteja preparada. Em companhias de grande porte, uma boa tática é a realização de eventos de imersão com profissionais recém-contratados, na matriz da empresa. Neste encontro, é importante que eles conheçam a missão, visão e valores da companhia e sejam informados de tudo o que for relevante sobre o negócio, do posicionamento de mercado a ações de RH.

Treinamentos constantes e troca de informações entre gestores de diferentes unidades também auxiliam na manutenção do padrão em todas as filiais.

Sistema unificado para controle das atividades

Controlar as atividades, a atuação e a forma de atendimento de diferentes filiais é um grande desafio de diretores e gestores. Como ficam, em geral, alocados na matriz, precisam contar com um sistema integrado que permita o acesso em tempo real ao que está acontecendo nos outros locais. Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) facilita a troca e a gestão. Ele deve, no entanto, estar associado também a uma plataforma online de controle e delegação de atividades. Dessa forma é possível mensurar também investimentos, custos e outros detalhes fundamentais para a gestão eficiente da sua empresa.

A Central de Serviços é a forma mais adequada para a gestão de uma filial. Através desta plataforma, o diretor poderá alinhar processos dependerão da aprovação eletrônica dos gestores da matriz para serem executados. Somente assim poderá se ter pleno controle e segurança que os processos maduros da matriz sejam transferidos e implantados nas filiais sem muita dor ou investimento.

Você já tem uma CSC ou deseja implantar uma em sua empresa? A Ellevo tem a plataforma certa para seu negócio, entre em contato para maiores informações.