Ingressar em uma nova empresa nem sempre é fácil. O período de adaptação inclui conhecer o histórico da companhia, a rotina de trabalho e a integração com os colegas. E os gestores de Recursos Humanos são figuras fundamentais para facilitar o processo de admissão e integração de um novo funcionário.

Hoje abordaremos algumas das principais dúvidas de quem ingressa na empresa e como o gestor e a equipe RH podem tornar o processo de admissão mais rápido e eficiente. A chegada de um novo profissional, quando realizado da forma correta, também auxilia na conquista pela alta da produtividade da equipe, já um funcionário deslocado pode prejudicar o andamento das atividades.

Confira quatro pontos que consideramos essenciais para garantir o sucesso no processo de contratação de um novo profissional e como eles podem melhorar a rotina da sua equipe:

Documentação necessária na contratação

Não é novidade que nenhum profissional pode iniciar seu trabalho sem que esteja devidamente registrado. Esse trâmite é importante tanto para a empresa quanto para o funcionário, que terá seus direitos garantidos. Ao RH, cabe realizar o pedido de entrega da documentação, como atestados admissionais, carteira profissional de trabalho, foto, comprovante de residência e escolaridade, além de documentação específica de acordo com a profissão que será exercida.

Para agilizar o processo, o ideal é que o RH já tenha mapeado todo o processo, através de tarefas pré-programadas. O novo colaborador, assim que contratado, já receberá todas as instruções relacionadas a admissão. Esse processo muda pouco de um cargo para outro, por isso é preciso que ele se torne uma tarefa padrão dentro do setor.

Não deixe para providenciar tudo na última hora e entregue com antecedência à contabilidade ou órgão competente o que for solicitado.

Apresentação dos benefícios

É de suma importância que o novo colaborador tenha acesso a informações referente os benefícios da empresa logo no primeiro dia. Entrega de cartões de vale alimentação, planos de saúde e descontos referentes aos mesmos tornam a integração do colaborador mais clara e segura para ele. É importante que estas tarefas estejam mapeadas antes do início do novo colaborador, para que tudo esteja contratado e ajustado dentro dos prazos necessários.

Apresentação aos líderes e à equipe

Um profissional bem alocado precisa saber a quem se reportar, bem como contar com os contatos de seus superiores imediatos. E, além de mera formalidade, a apresentação aos colegas e superiores também engloba o processo de admissão.

A equipe do RH pode facilitar a chegada através de um processo de integração ou até mesmo o envio de comunicado à equipe, apresentando o novo integrante. Antes do início das atividades, o Recursos Humanos deve se encarregar de passar ao novo funcionário os contatos de e-mail e telefone das pessoas chave com quem ele irá trabalhar.

Feedbacks são necessários

Cabe ao superior dar ao contratado um norte sobre a atuação e apontar melhorias. Caso a companhia não tenha por hábito realizar feedbacks periódicos, é importante que o RH acompanhe os primeiros passos do profissional. Esse retorno por parte da gerência faz com que o profissional recém-contratado possa se adaptar de forma mais rápida ao ambiente corporativo.

Com a Plataforma Ellevo você consegue automatizar os processos de admissão e demais atividades do RH, tornando a integração de novos colaboradores e as rotinas do departamento de mais funcionais, claras e padronizadas.