Já parou para pensar no impacto que a área de gestão de pessoas tem no seu negócio? Mais do que recrutar ou desligar profissionais, o RH e a liderança dos times precisam estar alinhados para garantir a boa atuação das equipes.

Recentemente, uma pesquisa do The Boston Consulting Group (BCG) e da Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas (WFPMA) mostrou que a atuação do RH está diretamente ligada com o desempenho financeiro das empresas. Isso porque pessoas mais satisfeitas com o local de trabalho rendem mais e, consequentemente, garantem melhores resultados para o negócio.  Por isso, manter um bom relacionamento da área de gestão de pessoas com os colaboradores é fundamental.

Separamos neste post algumas maneiras de analisar erros e acertos na sua gestão de pessoas. Veja:

Realize pesquisas frequentes

Feedbacks apenas uma vez por ano não irão apoiar na mensuração do clima da companhia. É importante investir em ciclos mais curtos, com pesquisas periódicas. Elas podem ser realizadas de forma automatizada, através formulários pré-definidos, e disparadas em e-mails automáticos. Reforços de avisos através de plataformas de gestão e e-mails irão ajudar a estimular a participação da equipe.

Com os dados em mãos será muito mais fácil verificar quais as ações bem ou mal avaliadas pelos profissionais. Assim, seu RH e sua liderança poderão ajustar a rota no timing correto, realizando melhorias no relacionamento das equipes com proatividade e mais eficiência.

Traga mais agilidade ao processo de admissão e desligamento

Entrar ou sair de uma empresa precisa ser um processo rápido, leve e transparente. E a gestão de pessoas começa e termina nestes dois pontos. Tenha mapeado todo o processo de entrada e saída de profissionais para facilitar as permissões e cancelamentos, documentações e outras questões burocráticas. Lembre-se: essas ações precisam ser tidas como parte do processo e não como destaque em um momento tão importante da carreira profissional.

Invista em onboarding

Ser bem recebido em uma empresa é o primeiro passo na retenção de talentos. Além de contar com a tecnologia para o processo de entrada do profissional, com automação de algumas tarefas, é importante ter uma recepção bem definida, para que em pouco tempo o novo colaborador de sinta parte do negócio. É aí que entra o onboarding, processo de recepção e socialização do novo funcionário. Neste momento, mais do que disponibilizar uma série de informações, é importante definir alguém para acompanhar e tirar as dúvidas de quem acabou de chegar. Essa ação de cuidado reduz o turnover e ainda ajuda o profissional a entregar os resultados esperados mais facilmente.

Dessa forma, sua empresa estará mais aberta para ouvir os profissionais que fazem parte dela e corrigir possíveis falhas de gestão. Somente com transparência e tecnologia será possível melhorar o relacionamento das equipes e agilizar as melhorias necessárias para a retenção de talentos.