As relações de trabalho passaram por uma grande mudança em 2020. E com a ascensão de novos modelos de atuação no pós-pandemia, manter a sua rotina mais produtiva será desafiador. E já não dá mais para depender daquela agenda ou da conversa rápida com o gestor no início do expediente para então organizar as demandas.

É hora de entender quais ferramentas poderão apoiar o seu dia a dia de trabalho e como manter a produtividade. Veja abaixo os insights que preparamos para garantir uma rotina mais produtiva com tecnologia em 2021. Confira!

O trabalho mudou. Entendendo os novos formatos

O que até então era exceção virou regra em 2020. O trabalho remoto ou home office chegou a 77% das PMEs brasileiras segundo levantamento da Gartner. A adoção rápida do modelo exigiu adequação do ponto de vista legal/trabalhista e da própria rotina. Muitas pessoas precisaram se reorganizar e os negócios tiveram que lidar com desafios novos, como a gestão de pessoas à distância, por exemplo.

Com a chegada da vacinação, muitos negócios estão voltando para o modelo tradicional de trabalho. No formato presencial, a gestão do tempo é um dos fatores positivos: profissional e empresa sabem exatamente a hora em que o expediente começa e termina.

Mas todas as mudanças impostas pela pandemia também afetaram o formato de trabalho. Agora, se populariza uma nova opção: o modelo híbrido, em que os profissionais intercalam jornadas presenciais e remotas.

Em todas as opções uma coisa é certa: não é apenas o tempo de dedicação à empresa que deve ser mensurado, mas as entregas da equipe. Afinal, como manter a rotina mais produtiva em meio a esse cenário tão volátil?

3 dicas para uma rotina mais produtiva com tecnologia

Não importa o formato: produzir com qualidade e foco vai exigir de você certa organização. E quem atua remotamente precisa de cuidado redobrado em relação às entregas. Nem sempre é fácil manter o foco em meio a distrações comuns do dia a dia da casa. Por isso, faça bom uso de ferramentas tecnológicas que tornam a sua rotina mais produtiva e invista em boas práticas. São elas:

1 – Participe das reuniões de alinhamento do setor:

Mesmo que não sejam obrigatórias ou você tenha flexibilidade de horário, esteja presente nestes momentos. Conversar com seus colegas vai ajudar a entender o contexto de trabalho, as iniciativas que estão sendo feitas e como o gestor busca receber as entregas;

2 – Saiba dar e receber feedbacks:

Comunicação é a chave de uma rotina mais produtiva. Peça feedback para o seu gestor e esteja aberto a ouvir críticas construtivas. Mesmo com o trabalho remoto, uma call com câmera e microfone abertos pode tornar este momento mais transparente e fundamental para a produtividade.

3 – Utilize as ferramentas à sua disposição:

Muitas empresas já contam com softwares desenvolvidos para a gestão de tarefas internas. Os clientes da Ellevo, por exemplo, usam a nossa plataforma para acompanhar projetos, mesurar produtividade dos times e registrar o dia a dia dos setores, visando trazer transparência para o modo de trabalho de cada área. Se a sua empresa tem esse tipo de solução, utilize-a! Além de não esquecer de nenhuma tarefa que precisa ser feita, você ainda contará com um histórico de tudo o que foi ou precisa ser feito. Essa é uma maneira prática e rápida de organizar as tarefas, priorizar as mais importantes e esquecer aquela agenda de papel que nem sempre resolve. Seja de casa ou do trabalho, ao usar esse tipo de ferramenta você acessa suas tarefas em qualquer lugar.

E você, o que incluiria a esta lista de boas práticas? Como a tecnologia tem te ajudado a otimizar a rotina e se tornar mais produtivo?