RPA e robotização: as vantagens da automação para o seu negócio
Você já parou para pensar quanto tempo sua equipe gasta, todos os dias, com tarefas operacionais? Apenas para abrir um ou outro sistema, registrar uma informação ou acessar um dado para seguir com o trabalho são gastos diversos minutos. Somados, eles representam muito tempo em que, efetivamente, nada é produzido para gerar valor ao negócio. É para mudar este cenário que muitas empresas apostam em soluções de RPA e robotização.
Além de garantirem uma rotina mais controlada e transparente, essas soluções de automação têm como principal característica acabar com muitos processos manuais que só comprometem a produtividade do time. E se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens do RPA e da robotização, considere os pontos que elencamos abaixo. Confira e inclua já esse tipo de tecnologia no seu negócio!
Entendendo melhor o RPA e a robotização
O Robotic Process Automation – RPA é uma solução de automação de processos/tarefas manuais e repetitivas por meio de software. Esse software simula as atividades feitas pelas pessoas. Ele permite a integração e interação entre vários sistemas e trata-se de um robô que pode executar praticamente qualquer tarefa operacional feita pelos usuários dentro de um sistema.
Ou seja: o RPA é uma forma de robotização para garantir mais produtividade para o seu negócio. Assim como soluções de inteligência artificial, como os chatbots, que otimizam o atendimento ao cliente, o RPA é a forma de tornar a rotina menos burocrática e mais eficiente.
Portanto, RPA e robotização são sinônimos de produtividade. Isso não significa que sua empresa vai substituir funcionários por máquinas, mas que as pessoas serão mais produtivas e poderão atuar em iniciativas estratégicas e tarefas que agreguem valor ao core do negócio.
Quais os ganhos do RPA para a sua empresa?
Veja como exemplo o RPA aplicado à plataforma Ellevo. Com essa solução, nossos clientes não precisam navegar de um sistema para outro para abrir ou acessar dados, realizar logins ou outras ações repetitivas. O próprio RPA realiza essas tarefas, enquanto a equipe executa o que de fato precisa ser feito – atividades de valor agregado.
Com isso, a empresa tem ganhos consideráveis, como:
Eficiência na operação: há uma redução significativa de perda de tempo com tarefas operacionais. Aquelas ações periódicas que precisam ser realizadas são abertas automaticamente e o funcionário só precisa executar a ação, sem ter que abrir uma tarefa pra isso. Ou seja: todo o processo acontece de forma mais clara e eficiente, com redução de possibilidade de erro humano ou esquecimento de alguma ação operacional.
Segurança de acessos: a robotização segue regras claras definidas no momento da aplicação da solução. Isso torna o processo mais seguro e consistente, com acessos monitorados e registrados e sem chance de perda de informações estratégicas ao longo da operação.
Equipe mais produtiva: seu time irá focar em estratégias que agreguem valor ao negócio, enquanto o robô cuida da operação. Isso significa que as pessoas terão mais tempo e foco para produzir e entregar resultados eficientes.
Quer saber mais sobre o RPA e como ele pode ser aplicado ao seu negócio? Entre em contato com nosso time de especialistas e confira exemplos práticos de automação.
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (40)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)