Empresas que desenvolvem projetos nos mais variados segmentos econômicos comumente utilizam o SLA no relacionamento com seus clientes. A sigla, que em português pode ser traduzida como Acordo de Nível de Serviço, diz respeito ao cumprimento do escopo contratado pelo cliente e os prazos estabelecidos.

Além de ser uma forma transparente e eficiente de gerenciar projetos, o SLA auxilia na priorização de demandas internas. E neste ponto, a tecnologia é uma grande aliada para uma gestão certeira do SLA. Veja mais a respeito:

SLM – o conceito para a gestão do SLA

Sigla bem menos conhecida, o SLM – Service Level Management ou Gerenciamento de Nível de Serviço – diz respeito a forma como o SLA é gerenciado. Isso inclui, por exemplo, o acompanhamento das documentações dos acordos de nível de serviço, o monitoramento das etapas do projeto e os reports ao cliente.

Enquanto o SLA é uma ferramenta utilizada para esclarecer e estabelecer entregas e prazos com o cliente, o SLA diz respeito às ações internas que garantem o cumprimento do SLA. Esse gerenciamento ocorre em diversas frentes do projeto, da negociação até a finalização e avaliação do cliente.

Ao usar o SLM para gerenciar o SLA, a empresa evita erros ao longo do percurso e apoia a equipe no cumprimento das metas propostas. O gestor consegue avaliar o andamento e a execução dos prazos com mais proximidade e atuar proativamente para elencar prioridades e evitar atrasos.

Do conceito à execução: como usar a tecnologia a seu favor

Agora que já falamos brevemente sobre os conceitos de SLA e SLM, é importante entender como eles acontecem, na prática. Hoje existem muitas ações para que os acordos de níveis de serviço sejam cumpridos. O uso de metodologias ágeis, como Scrum, por exemplo, é uma atitude frequente.

Em suma, elas facilitam o detalhamento de todas as ações para execução do projeto e criam ciclos de pequenas ações que, juntas, dão vida ao serviço como um todo.

Para gerenciar um SLA com eficiência, a tecnologia é uma grande aliada. Utilizar um bom sistema de gerenciamento de atividades faz toda a diferença para que a empresa consiga acompanhar as etapas e mensurar a qualidade das entregas.

Gestão do SLA na prática com a plataforma Ellevo

A plataforma da Ellevo é uma ferramenta que garante eficiência à gestão do SLA. Com essa solução de gestão de tarefas, o gestor consegue delegar as atribuições a cada profissional envolvido no projeto, estabelecer prazos e mensurar o tempo gasto em cada atividade.

Para o profissional, é uma forma clara de organizar sua rotina, verificar as tarefas que deve fazer e mensurar sua produtividade. Por exemplo: ao acessar a plataforma Ellevo, o profissional pode verificar em seu painel quais atividades foram atribuídas ao seu perfil. Tem ainda a opção de filtrar por grau de urgência ou data de entrega e consegue ter na própria tarefa, acesso a todas as informações que precisa para executar determinada ação.

Quando se trata de tarefas em ciclos, usar a tecnologia também permite um gerenciamento transparente de todas as etapas. Ao concluir a sua parte na tarefa, o colaborador pode direcionar uma nova tarefa ao próximo responsável, sem desvincular da atribuição todo o histórico necessário para a atividade.

Ao fim do ciclo, o gestor tem, através de um painel de gestão à vista, informações consolidadas, métricas de cumprimento de prazos e qualidade das entregas. Tudo isso de forma automatizada e de fácil apresentação ao cliente.

Ou seja: eficiência em todas as etapas para que a gestão de SLA proporcione um dos fatores mais relevantes para um negócio: a satisfação do cliente.