Segurança da informação no setor financeiro: sua empresa está de olho?
Depois que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, muitas empresas passaram a dar mais atenção para a segurança das informações. Os riscos de vazamentos, agora passíveis de penalidades legais, comprometem os negócios de várias formas. E sem a devida cautela, os dados mal armazenados comprometem o funcionamento da rotina da empresa. Neste contexto, a segurança da informação no setor financeiro é ainda mais relevante. Qualquer dado impreciso ou não gerenciado acaba gerando dor de cabeça e até custos desnecessários.
Para reduzir o risco de comprometer seu setor financeiro, confira aqui algumas dicas que separamos. Com uma rotina bem estruturada é possível manter a segurança da informação no setor financeiro. Veja!
A segurança da informação no setor financeiro começa com a orientação profissional
É muito importante que a empresa invista em boas práticas corporativas e as dissemine entre os profissionais. Portanto, o primeiro passo para a segurança da informação no setor financeiro é estabelecer limites de acesso e oportunizar o treinamento do time. Repassar informações sobre questões legais, ser transparente em relação às responsabilidades e criar um manual de boas práticas é um bom começo. Assim, com informação atualizada e disponível, o profissional estará bem orientado para realizar suas tarefas com segurança.
É também dessa forma que se estabelecem cuidados como o armazenamento de senhas e documentos. Outra questão é estabelecer uma rotina formal de trabalho. Se o setor financeiro tem sua rotina sem registro formal será quase impossível identificar desafios e pontos de melhoria. Uma boa saída é implantar uma plataforma de gestão de atividades, para que todas a ações, troca de documentos e solicitações sejam registradas em ambiente seguro.
Ambiente seguro de armazenagem
Evitar risco no ambiente financeiro tem tudo a ver com tecnologia. Um importante passo para isso é optar por soluções de gestão de atividades que estejam adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, o ambiente de armazenagem deve ser seguro.
Veja como exemplo a Plataforma Ellevo, que utilizamos para organizar nosso setor financeiro. Armazenada na nuvem, em ambiente seguro e com uma estrutura robusta, ela proporciona disponibilidade de acesso e controle toda de toda a rotina. O acesso acontece via login e senha e somente os usuários habilitados podem acessar informações sensíveis do setor.
Bônus: esteja atento aos prazos
Um risco comum da área financeira é que a equipe não esteja atenta a prazos. Com tantos documentos e orientações, algumas questões podem passar pelo controle, gerando multas, pagamentos acima do necessário ou suspensão de algum serviço importante para o negócio.
Gerir estas questões com foco na segurança da informação no setor financeiro também é possível. Basta optar por uma solução que permita automação do controle de prazos, através da criação de tarefas recorrentes. Assim, sempre que necessários os profissionais receberão alertas para renovar ou suspender serviços, realizar pagamentos ou emissão de documentos.
Pesquisar
Categorias
- Atendimento (39)
- Automação (35)
- Backoffice (6)
- Cases (13)
- Comercial (2)
- Compliance e controles internos (5)
- Conteúdo (2)
- CSC – Centro de Serviços Compartilhados (48)
- Dicas (3)
- Financeiro (3)
- Gerenciamento de Chamados (4)
- Gestão (31)
- Gestão de contratos (2)
- Gestão de Serviço (9)
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (31)
- Help desk (4)
- Imprensa – Ellevo na Mídia (6)
- Infraestrutura (2)
- Inteligência Artificial (19)
- LGPD (2)
- Omnichannel (8)
- Organização de Processos (42)
- Portal Corporativo (1)
- Produtividade (11)
- Projetos (3)
- Redução de custos (5)
- RH (15)
- SaaS (5)
- Sem categoria (3)
- Service Desk (3)
- SLA (4)
- TI (3)