Há alguns anos contar com sistemas de gestão exigia bem mais do que a contratação da solução em si, a empresa necessitava ainda de uma infraestrutura de armazenamento de dados e até mesmo equipe especializada para manter a operação, isso mudou quando o sistema em nuvem revolucionou os paradigmas.

Na última década, com a popularização do uso da nuvem – conhecida como cloud computing – para armazenamento de dados e a facilidade de acesso à web, esse panorama mudou. Muitos sistemas passaram a ser ofertados em formato online e contar com servidores próprios já não é mais a única escolha para as empresas. Ao invés de investir em hardware e estrutura de servidores, o investimento passa a ser na contratação de espaços juntamente com o sistema.

Segundo a consultoria IDC, dois terços das empresas no mundo já usam cloud, considerado pela instituição um recurso tão crítico quanto água ou petróleo caso venha a faltar ou ficar instável.

Há segurança no sistema em nuvem?

Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as empresas que ainda estão na dúvida sobre a escolha de sistemas em cloud. A resposta é sim. O acesso é facilitado, já que pode ser feito em diferentes plataformas – smartphone, computador – mas isso não o torna menos seguro, pois ocorre através de login e senha.

Nesta tecnologia, onde as informações são armazenadas na nuvem e não mais em um servidor alocado dentro da companhia, garante acesso via web a dados de forma segura e prática: basta um login e senha para se conectar.

A dica para garantir total segurança é verificar qual fornecedor está sendo utilizado como locador de espaço em nuvem. Hoje existem líderes globais que somam expertise no segmento e segurança em relação ao protocolo de atuação. É o caso da IBM, parceria da Ellevo na oferta de cloud.

Comumente a contratação é em SaaS, quando ocorre aquisição de um software – e o armazenamento – sob demanda. A empresa paga pelo que utiliza e ainda pode aumentar o pacote de espaço, caso necessário.

A nuvem é indicada para qualquer negócio: não importa o tamanho nem a área de atuação da empresa. Contar com um sistema armazenado em cloud é simples e rápido, evita gastos com diversos tipos de equipamento e o registro confiável de informações.