falamos aqui sobre a presença da área de cosméticos e beleza na economia brasileira. O país é um dos principais players do segmento e é cada vez mais necessário que empresas da área estejam alinhadas com a transformação digital.

Como anda o uso de tecnologia na área de cosméticos? Quais os benefícios e como usá-la para fidelizar os consumidores? É sobre estas questões que vamos falar a seguir. Confira:

Novas tecnologias em produtos e serviços

As principais marcas de cosméticos do mundo não param de inovar. E uma das questões cada vez mais presente nessas empresas é a aplicação de inteligência artificial, em aplicações que ajudam a identificar características de pele dos usuários, para então definir o melhor produto pra ele, por exemplo. Realidade aumentada em catálogos também já faz parte das inovações que chegam para fidelizar o consumidor. Embalagens com novas características, como QR Code para acesso a informações relevantes já são uma realidade.

Tudo isso reflete a preocupação do setor de cosméticos em se mostrar altamente tecnológico e inovador. Mas não é apenas no formato de oferta que a transformação digital chega ao segmento. Quando o assunto é fidelizar clientes, a tecnologia na área de cosméticos ganha destaque quando o assunto é atendimento.

Canais de atendimento eficientes e ações de relacionamento

Para fidelizar clientes, é preciso torná-lo único. Parece uma contradição quando falamos em um segmento que atinge milhões de consumidor. Mas é aí que entra a tecnologia, com novas soluções para resolução de dúvidas e agilidade no relacionamento com o consumidor. Portais corporativos para resolução de dúvidas, chatbots de atendimentos e SAC 5.0 são alguns

exemplos de novas maneiras de atendimento que chegam ao setor de beleza. Com a automação de boa parte dos atendimentos, as equipes deixam de estar sobrecarregadas, para poderem atender com mais qualidade as situações com maior grau de complexidade. Ao não perderem tempo com resoluções simples que passam a ser automatizadas e resolvidas através de chatbots ou pelo próprio cliente, em canais corporativos, a equipe se volta a questões estratégicas.

Assim, pode resolver com cuidado situações de erros em entregas ou possíveis falhas de produtos. O cliente se sente valorizado e único, enquanto a empresa continua crescendo e se fortalecendo.

No SAC, a automação proporcionada pela plataforma Ellevo é um exemplo claro de como a tecnologia se aplica à área de cosméticos. Um histórico completo dos atendimentos permite à empresa, por exemplo, identificar gargalos e pontos de melhoria, atuando na otimização de seus serviços e criando canais sólidos de relacionamento com o cliente. Chatbots integrados a diversos canais de comunicação unificam os chamados para melhores resoluções, com agilidade e transparência.

E na sua empresa, como a tecnologia está atuando? Novas tendências de atendimento já fazem parte da sua rotina, para que seu negócio continue competitivo?