Já falamos aqui sobre digitalização e hoje reforçamos a importância da transformação digital no agronegócio. Ao contrário do que muita gente pensa, este segmento é caracterizado pela atuação de grandes empresas alimentícias, com atuação muito além da porteira das fazendas. São marcas cada vez mais fortalecidas, com processos que incluem desde a produção até a comercialização final de alimentos.

Neste cenário, apenas a integração de processos pode garantir o controle e a sustentabilidade do negócio, para o crescimento do mesmo. Sem processos bem mapeados e controles de atividades, é quase impossível entender o novo movimento de mercado, marcado pela transformação digital.

Neste post vamos destacar algumas soluções tecnológicas que estão tomando forma neste segmento e apoiando a transformação digital no agronegócio. Confira:

1 – Drones na transformação tecnológica do agronegócio

Utilizar as informações em tempo real, colhidas em diversas fases da produção é uma das tendências para o agronegócio, que agora entra em uma fase chamada de 4.0. É neste cenário que o início da cadeia produtiva tem adotado novas ferramentas, como os drones. Eles ajudam a coletar dados da produção em diversos pontos e etapas e ajudam na tomada de decisão, para mais assertividade e melhorias da cadeia produtiva.

Efetivamente, os drones apoiam em diversos processos, da pulverização de insumos sobre a produção, reduzindo a necessidade de intervenção humana, até o apoio na identificação de pragas e doenças e o uso de inteligência artificial para identificar a capacidade produtiva de árvores,

2 – Sensores

Ainda na fase produtiva, os sensores são outra tendência na transformação digital do agronegócio. Instalados em locais estratégicos da produção, permitem a coleta e tratamento de dados para a otimização da produção. Controle do uso de água na irrigação ou tratamento do produto para embalagem e distribuição, mapeamento topográfico para melhor distribuição da produção, identificação de melhorias na rotina da indústria alimentícia são alguns dos benefícios.

3 – Gestão de atividades fora da empresa

Quando falamos em transformação digital no agronegócio, as tecnologias incluídas no processo de produção são tão importantes quanto a transformação da gestão da empresa. Ter dados consolidados para a tomada de decisão vai depender do controle das atividades no dia a dia. No agronegócio, as ações vão da porteira pra fora e é na distribuição dos produtos, que já passaram pela indústria alimentícia, que existe um grande desafio. É neste momento que é necessário ter um controle do formato de atuação, das entregas e das ações diárias.

Com a plataforma Ellevo, grandes empresas conseguem controlar as atividades mesmo das equipes in loco e mapear se as ações estão acontecendo dentro do esperado. Um bom exemplo, que pode ser muito bem comparado com o agronegócio e as empresas alimentícias, é o da GRSA. Confira aqui como este cliente conseguiu aumentar a produtividade nas tarefas fora da empresa.

4 – Centros de Serviços Compartilhados para a transformação digital no agronegócio

Assim como outros segmentos, o agronegócio é uma indústria que necessita de uma gestão bem definida. Com diversas áreas atuando em busca de um objetivo em comum, criar um Centro de Serviços Compartilhados pode ser a melhor forma de gerenciar as atividades e as solicitações frequentes.

Questões administrativas e financeiras, além e serviços burocráticos de RH podem ficar sob este setor, enquanto outras áreas do negócio se concentram em seu core, garantindo um fluxo mais eficiente de trabalho. Com a plataforma Ellevo, os Centros de Serviços Compartilhados ganham uma gestão totalmente digitalizada, e atendimentos podem até mesmo ser otimizados através de chatbots e inteligência artificial.

Tudo para dar mais agilidade ao processo de gestão e garantir um negócio mais competitivo. Entre as grandes empresas do setor do agronegócio que utilizam nossa solução para gerenciar processos, atendimentos e atividades estão Bunge e BRF.

Quer saber mais como podemos ajudá-lo no processo de transformação digital do agronegócio? Clique aqui e entre em contato!