O movimento de transformação digital nas empresas tem sido impulsionado por diversas frentes, incluindo novos formatos de trabalho. Com o home office e a jornada híbrida mais presentes nas companhias, o conceito de empresa global, sem barreiras geográficas, se expandiu. E com ele, a necessidade de se contar com um controle de processos bem estruturado.

Para muitos negócios, ainda é desafiador monitorar e otimizar processos, visto que boa parte da rotina de atividades não é sequer conhecida. A falta de visibilidade sobre as ações dos colaboradores e o seu fluxo de trabalho cria não só insegurança interna, como pode prejudicar os negócios. Equipes com muito trabalho operacional atuando em um workflow confuso não são produtivas e colocam em risco a lucratividade da empresa.

Neste cenário, contar com um Centro de Serviços Compartilhados (CSC)  é pode ser uma boa estratégia para garantir  resultados mais efetivos. Como já falamos aqui, um CSC é baseado em um conceito de organização e estruturação de demandas, concentrando de forma física ou digital diversas ações operacionais de um negócio em um único local. 

É importante salientar, no entanto, que a organização dos processos é apenas o primeiro passo para que as empresas possam unificar tarefas,concentrar as atividades operacionais em um CSC, otimizar o fluxo de envio de dados e solicitações, tornando-se mais produtivas.

Aumento de produtividade com a implantação de um CSC e automação de processos

O aumento da produtividade é um desejo que motiva as companhias a melhorarem seus processos. A implantação de um CSC e a automatização de processos têm sido boas práticas neste novo cenário corporativo. O uso de sistemas para a gestão do fluxo de tarefas unifica o formato de envio e troca de informações, classificando automaticamente as demandas. Solicitações de RH, por exemplo, são encaminhadas diretamente aos responsáveis, assim como demandas de help desk são tratadas pelas equipes especializadas.

Reduzir o tempo de atendimento e evitar o retrabalho são benefícios trazidos com a implantação de um CSC.  Processos bem estruturados e claros  permitem a classificação dos chamados por grau de urgência, facilitando a rotina dos profissionais. Situações mais complexas, que interferem na rotina do negócio, são tratadas com prioridade e a concentração de todo o histórico dentro de uma solicitação específica também torna a resolução mais rápida, visto que não é necessário ao atendente novos contatos para a busca de dados que faltaram. 

 A tecnologia passou a fazer parte da cultura das empresas, com o trabalho remoto, a necessidade da transferência rápida do conhecimento e  integração das equipes, que cada vez mais, têm seus fluxos de trabalho orientados para o meio digital, a fim de garantir  produtividade para alavancar os negócios.