Conceito cada vez mais presente nos setores de desenvolvimento de software, a gestão ágil também começa a ganhar espaço no RH. É cada vez mais comum nos depararmos com materiais que falam sobre o assunto, com dicas para adoção dessa metodologia e suas vantagens para os negócios. Mas será que é realmente possível adotar uma gestão ágil no RH?

Esse conceito tão presente em uma área exata como a TI pode, de fato, trazer benefícios para um setor muitas vezes visto como subjetivo? Nós acreditamos que sim e mostramos aqui como:

Entendendo o conceito de gestão ágil

Para entender como aplicar uma gestão ágil no RH, é importante primeiramente saber mais sobre este conceito. Mais do que uma mudança no formato de trabalho, essa metodologia está ligada a mudança do mindset. A partir da adoção de métodos que seguem o conceito ágil, as ações e projetos são voltados a entregas otimizadas, com foco em alta performance e ciclos de trabalho mais claros.

Enquanto em um modelo tradicional existe uma série de ações detalhadas em um planejamento complexo, no modelo ágil há mais flexibilidade. Dentro de ciclos curtos – como de 15 dias, por exemplo, há miniprojetos dentro do projeto principal. Nestes ciclos são definidas as ações que serão realizadas, e os responsáveis por cada uma delas. Assim, cada ciclo é marcado por mais agilidade de trabalho, um worflow flexível e foco em excelência e entrega de qualidade ao cliente.

É importante salientar que a gestão ágil é uma metodologia e não uma ferramenta. Dentro dela existem diversas ferramentas ou métodos para aplicação e falaremos de um deles a seguir.

O novo RH precisa de um novo modelo de gestão

Muitas empresas ainda se perguntam por que devem expandir sua gestão ágil para o RH. A resposta tem muito a ver com o que falamos neste post aqui. Há uma crescente digitalização no RH, que deixa de ser operacional para assumir responsabilidades muito mais ligadas à gestão efetiva de pessoas, com foco em projetos de melhoria da rotina do cliente interno – o profissional da empresa.

Processos mais colaborativos, foco em ações de retenção de talentos, atividades que gerem valor. Esta é a nova realidade do RH, que também precisa ter um novo foco sobre seu formato de trabalho.

Como adotar a gestão ágil no RH?

O primeiro passo é apostar na mudança de mindset da equipe, que precisa entender a importância de processos mais flexíveis e um trabalho com foco em excelência. Um dos primeiros passos neste processo de mudança é definir, com transparência, as funções de cada integrante da equipe. É importante ter uma liderança engajada e com papel claro na organização, para que os novos fluxos de trabalho sejam adotados.

A partir daí é importante criar pequenos ciclos de ações dentro do projeto principal de entrega. Por exemplo: se há um trabalho para a adoção de novos benefícios ou gerenciamento dos mesmos, etapas mais curtas com ações bem definidas vão proporcionar uma rotina ágil.

Para que esses novos ciclos da gestão ágil sejam colocados em prática é importante adotar um método ágil. Um deles, por exemplo é o SCRUM. Nele, existe um ciclo de trabalho específico, que pode ser o de 30 dias, por exemplo. Gestores e equipes irão definir as entregas globais desse ciclo e criar intervalos menores dentro dele, chamados de sprints. Entregas intermediárias que levarão ao objetivo final serão definidas para cada sprint, juntamente com os responsáveis por cada uma delas. A cada novo sprint, a equipe poderá olhar para suas ações e mensurar o andamento do projeto.

Entre os benefícios desse novo modelo de gestão estão: mais transparência no processo, que é acompanhado de perto em intervalos mais curtos, maximização de resultados, alta performance, engajamento e transparência na rotina dos profissionais. Para o RH significa mais foco na gestão de pessoas e menos tempo com trabalho não mensurado ou pouco detalhado.

E o seu RH, já adota a gestão ágil? Quais os ganhos e os desafios desse processo? Quer saber mais sobre o assunto? Converse com nossos especialistas e fique por dentro.



Posts Relacionados

Gestão Ágil: a nossa experiência com a plataforma Ellevo

Você já deve ter ouvido falar em metodologias ágeis. Elas começaram a ser desenvolvidas ainda na década de 1990, mas apenas nos últimos anos começaram a ganhar espaço e serem

Automação no RH – A Tecnologia pode ser sua melhor aliada na Gestão de Pessoas

Automação

Com a chegada das novas gerações aos postos de trabalho, que levam em consideração o ambiente e a qualidade de vida no emprego, o setor de Recursos Humanos deixou de ser um mero emissor de folha de pagamento, mas uma série de funções.

Produtividade no RH: cinco passos para melhores resultados

A busca pela produtividade na área de gestão de pessoas é constante. Acumular múltiplas funções em uma área que até pouco tempo era responsável apenas pela folha de pagamento é