Gerenciar um negócio com diversos setores e unidades é bastante complexo, ainda mais quando o segmento de atuação traz uma série de desafios. É o caso do setor de energia do Brasil, que já foi considerado um dos mais eficientes do mundo e atualmente tem enfrentado o desafio de se reinventar.

Com o crescimento de novas oportunidades e recursos para geração de energia, empresas tradicionais do ramo hidrelétrico, por exemplo, precisam reduzir custos para tornar seu negócio sustentável e lucrativo. E a automação para o setor de energia, com a gestão unificada de processos é uma das grandes soluções. Isso porque é importante se pensar em novos formatos de controle e organização interna para redução de custos.

Isso porque já há uma alta carga tributária imposta sobre o segmento, que precisa otimizar todas as atividades visando enxugar gastos desnecessários. Para se ter uma ideia, 47%, quase metade da conta de energia, está relacionada a impostos e encargos setoriais.

Neste texto você vai ver três vantagens da automação para o setor de energia no Brasil e como ela pode garantir uma atuação mais eficiente. Confira:

1 – Processos mais ágeis em toda a cadeia produtiva

Esta é uma necessidade cada vez mais evidente para o setor energético, visto que os projetos são de alto custo e risco. Além disso, novas diretrizes para o segmento, bem como a ampliação da estrutura para recursos como gás natural, cumprimento da legislação ambiental em relação a hidrelétricas e avanço de parques eólicos exigem uma mudança de mindset na gestão. Apenas processos mais ágeis garantirão o avanço das empresas do setor e as tornarão competitivas frente ao mercado internacional.

Um exemplo de estrutura com foco em eficiência é a criação de Centros de Serviços Compartilhados, que garantem a realização de uma série de atividades internar em um único ambiente, reduzindo o trabalho operacional de áreas chave das companhias. Quando um CSC conta com uma plataforma eficiente para o registro de atividades e chamados e permite a unificação destes processos em um único ambiente a empresa ganha em produtividade.

É o que fez, por exemplo a Energisa, que atualmente concentra mais de 300 processos administrativos na plataforma Ellevo, utilizada em seu CSC. Isso significa que há uma concentração de atividades administrativas em um único ambiente, enquanto os demais profissionais se concentram no core do negócio, em atividades estratégicas. Com isso, há a redução de custos e a entrega ágil de situações cotidianas, que deixam de influenciar negativamente no cumprimento de tarefas-chave de cada setor.

2 – Atendimento facilitado com a automação para setor de energia

Outra vantagem da automação para o setor de energia no Brasil está relacionada ao atendimento ao cliente externo. Muitas vezes há um grande volume de atendimentos efetuados diariamente, que acabam sobrecarregando esta área da empresa. Um portal corporativo e o uso de chatbots de atendimentos são ferramentas que ganham espaço no setor e garantem redução da necessidade de atendimento humano em demandas.

Em muitos casos, como a emissão e segunda via da fatura, consulta de histórico de consumo ou mesmo aviso de problemas no fornecimento podem ser feitos através de soluções automatizadas, em que o próprio cliente acessa seus dados ou registra sua dúvida, que será atendida prontamente por um robô e só incluirá uma demanda para a equipe se este primeiro nível não conseguir solucioná-la.

3 – Informações mais seguras garantem a rápida tomada de decisão

Por fim, um histórico confiável, com registro de volume de atendimentos, problemas mais comuns em determinados locais, registro de situações cotidianas que possam ser mesuradas facilitam a tomada de decisão. E esse histórico só será de fácil acesso e com a geração e relatórios confiáveis quando os registros acontecerem em uma plataforma voltada para a gestão de processos.

Um exemplo de como o controle é muito mais eficiente é o Painel de Gestão à Vista, da Ellevo. Nele, toda as atividades e demandas de atendimentos que precisam ser cumpridas podem ser acompanhadas facilmente, inclusive com destaque visual para processos atrasados e que exijam mais atenção.

Estes são apenas alguns exemplos de como a automação para o setor de energia no Brasil está se tornando essencial. Quer saber mais sobre como o segmento pode melhorar processos e alcançar processos sustentáveis? Entre em contato com nossos especialistas e confira mais exemplos.