Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da inteligência artificial e do uso de chatbots para os negócios. Também destacamos as vantagens dessa automação para o atendimento ao cliente. E é cada vez mais comum o uso de robôs para o atendimento ao cliente.

Com as medidas de contenção ao coronavírus, por exemplo, muitos atendimentos feitos por pessoas foram substituídos por chatbots. Pesquisas já apontam que houve um aumento de 100% no uso dessa tecnologia em países como Brasil, EUA e Japão.

Mas, afinal, quais as vantagens dos chatbots na rotina de atendimento? Vamos destacar algumas delas neste post, que explicam o crescimento do uso dessa tecnologia em todo o mundo. Confira:

– Mais agilidade no tempo de resposta:

Enquanto o atendimento humano acontece em horários predeterminados e depende da disponibilidade do atendente, no chatbot ele acontece em tempo real. Não importa a hora ou o dia da semana: um robô de atendimento torna o processo automatizado. Ou seja: perguntas já mapeadas pelo chatbot são respondidas em tempo real. Pesquisas apontam que até 74% de todas as dúvidas de clientes podem ser respondidas através de chatbots.

– Fazendo mais com menos:

Consequentemente, a automação também reduz o volume de demandas que chegam ao atendimento. No caso do SAC ou do help desk significa que os atendentes estarão focados nas demandas complexas, que consequentemente também serão agilizadas. Quando solicitações simples passam a ser atendidas via chatbot, a empresa consegue aumentar significativamente seu volume de atendimentos sem que isso represente mais custos na operação. Uma estrutura enxuta e eficiente é a realidade de quem já atua com inteligência artificial em seus canais de atendimento.

– Clientes mais satisfeitos:

Outra vantagem do chatbot é o atendimetno multicanal. Isso significa que uma plataforma que ofereça este tipo de automação, como a Ellevo, garante que o seu cliente possa ser atendido com a mesma agilidade em diferentes locais – nas redes sociais, no site ou no por app de mensagens, por exemplo. A consequência da agilidade para a resolução das demandas do seu cliente é a satisfação dele. E consumidor bem atendido tende a retornar. Uma pesquisa da Capgemini mostrou que 59% das marcas de consumo que usam chatbots de atendimento tiveram redução de mais de 20% na rotatividade de consumidores.

– Controle e informações para a tomada de decisão:

Por fim, o uso de chatbots garante o acesso a informações fundamentais para a melhoria contínua. Registra, por exemplo, as principais dúvidas e solicitações dos consumidores e atua em aprendizagem frequente, podendo ter seu atendimento constantemente ampliado para automatizar ainda mais o atendimento. Um bom exemplo de chatbot é a Ellena, assistente virtual da Ellevo, utilizada por grandes empresas no Brasil. Confira aqui mais informações sobre o projeto.

Para saber mais sobre as vantagens do uso de chatbots e como aplicá-los ao seu negócio, entre em contato com o nosso time de especialistas.